17 AGO 2023
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
17 de agosto: Dia do Patrimônio Cultural
Hoje, 17 de agosto, é comemorado o dia do Patrimônio Cultural. A informação consta no sítio eletrônico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na internet (https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/iphan-comemora-dia-do-patrimonio-cultura#:~:text=Advogado%2C%20escritor%20e%20jornalista%2C%20Rodrigo,comemorado%20o%20dia%20do%20Patrim%C3%B4nio).

A data foi criada em homenagem ao advogado, escritor e jornalista, Rodrigo Melo Franco de Andrade, que foi o grande responsável pela criação, em 1937, do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atualmente Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O período em que Rodrigo esteve à frente da instituição de proteção ao patrimônio nacional, que vai de 1937 a 1967, ficou conhecido como fase heroica, refletindo a importância do trabalho realizado.

Nesse contexto, o mais antigo Mestre Cururueiro do Pantanal em vida, e Mestre do Saber (título outorgado pelo Ministério da Cultura), Sebastião Souza Brandão, o 'Seu Sebastião' como é conhecido na comunidade, reside em Ladário e teve conjunto de saberes e práticas do seu ofício, intitulado “Modo de Fazer Viola-de-Cocho”, registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil em 2005.

"Estou trabalhando bastante nesses últimos meses, com oficinas de fabricação da mini viola de cocho em pelas cidades do Mato Grosso do Sul, em parceria com o SESI. Já estive nas cidades de Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Dourados, Fátima do Sul, e Campo Grande, e ainda vou ao Festival de Inverno de Bonito, e também vou a Maracaju. Eu queria ampliar a Sala da Memória Mestre Sebastião Brandão, a qual fui contemplado pelo FIC/MS 2021 na categoria museu, arquivos e bibliotecas, mas não estou nem tendo tempo", revelou o Sr. Sebastião.

"Nessa data, consolidamos a importância do patrimônio cultural no nosso Município com o deleite de poder apreciar o trabalho e a obra do Mestre Cururueiro bem-disposto e atuante: o Sr. Sebastião. Contudo, seu saber permeia o patrimônio imaterial no modo de fazer a viola de cocho e de tocá-la, até a materialização deste patrimônio com a criação da Sala de Memória do nosso querido Mestre Sebastião", comentou o Secretário Municipal de Administração, Luciano Jara.