26 JUL 2023
FOMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura e Sebrae/MS lançam plano com 20 ações para promover o desenvolvimento de Ladário
Na noite dessa terça-feira (25), em uma solenidade realizada no Câmara Municipal de Ladário, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado para o município. Formado por ações de melhorias voltadas para impulsionar a economia e promover o desenvolvimento local, o documento é uma entrega do programa Cidade Empreendedora, executado em Ladário desde abril deste ano.

O prefeito Iranil Soares destacou o potencial de crescimento econômico do município e como a parceria com o Sebrae irá contribuir com esse processo, impulsionando o empreendedorismo e fomentando novos negócios, o que irá resultar em melhorias para toda a comunidade.

"O programa Cidade Empreendedora fortalecerá o comércio local e permitirá o crescimento dos empreendimentos existentes. O plano de desenvolvimento econômico que construímos não se limita a uma simples proposta no papel, são ações que serão implementadas com o acompanhamento do Sebrae para o desenvolvimento do nosso comércio local a partir do suporte necessário que será oferecido aos empreendedores e comerciantes", afirmou o líder do executivo.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio George Mendonça, ressaltou a importância da colaboração entre o poder público e o Sebrae para incluir o pequeno negócio no processo de desenvolvimento. "O nosso papel é levar conhecimento e capacitação para os empresários, possibilitando o desenvolvimento dos negócios e a garantia do sustento das suas famílias. Aqui em Ladário, o Cidade Empreendedora, junto com a prefeitura, lideranças locais e comunidade, trabalha em prol de um futuro melhor para o município, porque essa é a essência do Sebrae: promover o crescimento econômico por meio do suporte aos empreendedores", destacou Mendonça.

Elaborado com base em pesquisas e diálogo com lideranças locais, o Plano de Desenvolvimento Econômico traz 20 ações estratégicas voltadas para o fortalecimento da comunidade e a transformação da economia de Ladário. O objetivo é aumentar a autoestima da população e estimular a participação ativa dos moradores no comércio local, além de fomentar a qualificação e geração de emprego, juntamente com áreas como turismo, economia criativa, agricultura familiar e sustentabilidade, bem como promover negócios e investimentos na região.

Alexandre Ohara, coordenador de projetos da prefeitura e articulador local para a confecção do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), destacou a importância da iniciativa para o crescimento do município. "O Sebrae trouxe uma luz no fim do túnel, que irá nos auxiliar a fazer o dinheiro girar no município, estimulando as pessoas a comprarem mais do comércio local. Temos potencial aqui e existem clientes em Corumbá, que podem consumir dos nossos pequenos negócios. Então, essa e outras iniciativas que compõem do documento farão a diferença e irão fazer com que a gente acredite realmente na nossa vocação local e, principalmente, na nossa potencialidade local na questão dos empreendimentos. É uma metodologia muito boa, que vai ser bem interessante para nós, avaliou o coordenador.

Participaram do lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ladário, o conselheiro do Sebrae/MS e presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Alfredo Zamlutti; além de secretários municipais, vereadores e lideranças locais.

Confira todas as ações do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ladário. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Fonte: Sebrae MS