17 JUL 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
CRAS faz festa julina para Programa Criança Feliz e serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
A Prefeitura de Ladário por meio da Secretaria de Assistência Social realizou na tarde desta sexta-feira, 14 de julho, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) uma Festa Julina para o programa "Criança Feliz" e "Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ".

O local foi todo preparado para atender as crianças e suas famílias com comidas e doces típicos da festa, além de uma barraca de prenda com pescaria com vários brinquedos.

As crianças preparam três danças: carimbó e duas juninas, para serem apresentadas para sua família. E no final foi realizada uma grande quadrilha, onde participaram as famílias, os servidores do CRAS e da Secretaria de Assistência Social.

Grace Kelly do Nascimento da Costa, de 7 anos, participou de uma apresentação e depois foi brincar na barraca de prenda, e ganhou uma boneca, brinquedo que nunca tinha ganhado. "É minha primeira boneca barbie, estou muito feliz e vou brincar muito com ela".

Flávia de Paula Matheus, supervisora do programa 'Crianças Feliz' lembrou que o principal objetivo do projeto é a visita domiciliar, "nós somos uma cidade porte 1 e com isso temos que atender 100 famílias visitadas. E começamos desde a gestação com a inclusão delas no programa que vai de 0 a 36 meses. Durante essas visitas são feitas atividades ludicas, onde as visitadoras ensinam as mães como deve ser feito e assim realizar o fortalecimento de vínculo na família. Além da intercetorialidade que significa o trabalho em rede, buscando identificar quando possa existir uma possível vulnerabilidade na família ou com a criança".

A Secretária de Assistência Social, Graciele Zório Franco, disse que essa festa foi planejada com uma temática que é voltada pro SUAS.

"Esse evento foi feito com muito carinho por todos os profissionais que aqui trabalham,  ele foi feito especialmente para as crianças e adolescentes do programa Criança Feliz e serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Essa festa é a maneira que temos para retratar e acolhermos essas crianças e principalmente em termos as mães aqui dentro participando dessas atividades”, colocou Graciele.

No CRAS é oferecido o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A população também é orientada para saber todos os benefícios assistenciais disponíveis e podem realizar sua inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

É um programa que visa trabalhar em conjunto com a população. Os programas buscam entender quais são os principais problemas que enfrentam, para que juntos possam desenvolver projetos para a melhoria da vida na comunidade.

Fonte: Secretaria de Assistência Social