14 JUL 2023
Prefeitura realiza Curso de Plantas Medicinais em parceria com o SENAR
Na tarde dessa quinta-feira, 13 de julho, a Prefeitura de Ladário, por meio de Escola de Governo em parceira com o Serviço de Aprendizagem Rural - SENAR, ofertou Curso de Cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares aberto à população. O evento aconteceu na Escola Municipal Professor João Baptista, localizada na rua Saldanha da Gama, 2.245, no bairro Almirante Tamandaré, em Ladário.

O objetivo geral do curso é extrair da natureza os recursos para a produção de plantas medicinais, adaptando-o à tecnologia e às condições sociais, econômicas e ecológicas da região."No curso são aplicados os princípios da agricultura orgânica com instrução de como produzir com diversas medicinais, e como distinguir qual benefício cada planta proporciona e a forma de preparo para o consumo", relatou a instrutora do SENAR, Roseléa Curi Dolores, graduada em Ciências Biológicas.
Em outro momento, o curso trata da medicina alternativa, com os ensinamentos sobre a produção d inseticidas alternativos e calda sufocálcica, que é um excelente nutriente para combater fungos, bactérias e vírus que podem acometer nas plantas.

Uma das plantas medicinais mais trabalhadas durante o curso foi a babosa, que possui muitos princípios ativos. Por meio desta planta, aprendemos a produzir sabonete granado de aloe vera, que possui função cicatrizante, anti-inflamatória, servindo também, como sabonete íntimo. Beverlyn Andrade dos Reis, aluna do curso, afirmou que "o aprendizado será levado para minha vida, e pretendo não só produzir o que aprendi para o meu consumo, mas também, garantir melhor renda familiar".

Esse foi o primeiro curso ofertado pelo município, por meio da Escola de Governo em parceria com o SENAR, que conta uma série de instruções em diversas áreas do conhecimento, ofertados de forma gratuita à toda população, que ocorrerão durante o ano.
Fonte: Secretaria Municipal de Governo