17 JUN 2023
XIV Conferência de Assistência Social trabalhou diretrizes democráticas
A Prefeitura Municipal de Ladário e o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na tarde desta sexta-feira, 16 de junho, a 14° Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Ladário.

O tema central foi "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos". E tem objetivo de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger Delegados(as) para a Conferência Regional de Assistência Social de Mato Grosso do Sul.

Na abertura foi realizada uma apresentação cultural do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) com crianças do CRAS de Ladário.

Para a Presidente  do CMA, Stephanie de Oliveira Lontra, as conferências municipais de assistência social são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização.

"Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades da Política de Assistência Social e deliberar propostas para a conferência estadual e federal no intuito de virarem leis a serem instituídas em nosso Município", disse Stephanie Lontra.

"Sabemos que lidar com vidas, trabalhar com enfrentamentos não é fácil e por isso fazemos esse trabalho com tanta dedicação. Por isso é tão importante a participação dos usuários nesse evento", explicou a Secretária Municipal de Assistência Social, Graciele Zório Franco.

O Secretário de Administração, Luciano Jara, lembrou da importância da realização dessa conferência. "Uma tarde como essa é importante, pois vamos discutir assuntos de suma importância para as pessoas que são atendidas em nossos equipamentos, por isso é necessário a participação de todos".

Iranil Soares, Prefeito Municipal de Ladário, disse estar muito feliz em receber todos nessa conferência, pois é a porta por onde entram e acontecem os trabalhos assistenciais.

"Precisamos pensar em ofertar cursos para as pessoas de baixa renda, para terem uma profissão e pensando nisso nos criamos o Qualifica Ladário, onde os cursos são totalmente gratuitos para os ladarenses, que vão sair de lá com um diploma de cursos técnicos".

A palestra Magna teve o tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, foi ministrada pelo assistente social Valdereis Freitas de Souza, que estava representandoo Conselho Regional de Serviço Social.

"Hoje vamos trazer os cinco eixos, para que possamos trabalhar com os usuários da área, trazendo melhorias para as políticas de Assistência Social, trazendo mais recursos, mais benefícios, mais programas e assim somar isso ao coletivo. Porque a Assistência Social se baseia no coletivo, com uma política de efetivação, com sustentabilidade, com recursos, com programas que atendam a população em geral", explicou Valdereis.

Foram trabalhados cinco Eixos Temáticos: I - Financiamento: Financiamento e Orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais dos pais; II - Controle Social: qualificação e estruturação das instancias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas; III- Articulação entre os Segmentos: como potencializar a participação social no SUAS? IV - Sevicos, Programas e Projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e V - Beneficio e Transferência de Renda: a importância dos benefícios sócio assistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Estiveram presentes no evento a Presidente  do CMA, Stephanie de Oliveira Lontra,  a Secretária Municipal de Assistência Social, Graciele Zório Franco; o Presidente da Câmara Municipal, Denilson Marcio; o Prefeito Municipal, Iranil Soares e os usuários do SUAS.

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social