17 JUN 2023
PREVLADARIO
17 de Junho: Dia do Funcionário Público Aposentado
No dia 17 de junho, sábado, se comemora o dia do funcionário público aposentado. A Prefeitura de Ladário assegura os direitos de seus servidores efetivos por meio do Instituto Municipal de Previdência Social de Ladário - PREVLADARIO, localizada na rua Almirante Tamandaré, 187, no centro de Ladário, aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, telefone (67) 3226-1613.

O PREVLADARIO tem a finalidade de ofecer cobertura aos riscos a que estão sujeitos os segurados e seus dependentes e compreende um conjunto de benefícios que atendam as seguintes finalidades: garantir meios de subsistência nos eventos de invalidez, idade avançada, morte e proteção à família.

Segundo informações do Governo Federal (https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-complementar/mais-informacoes/arquivos/pbefrgps.pdf):

- o Regime Geral de Previdência Social (RGPS/INSS): é um regime público administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que engloba os trabalhadores da iniciativa privada e servidores não filiados a regimes próprios;

- o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS): como o nome diz, é um regime público específico para servidores públicos concursados, titulares de cargo efetivo; e

- o Regime de Previdência Complementar (RPC): que é um regime privado, complementar à previdência pública e de contribuição facultativa, com a finalidade de suprir a necessidade de renda adicional na aposentadoria.

O Regime Próprio de Previdência de Ladário é custeado pelas contribuições previdenciárias provenientes do Poder Legislativo e do Poder Executivo e das contribuições dos segurados ativos, dos aposentados e pensionistas. São segurados e beneficiários os servidores públicos efetivos do poder legislativo e executivo, bem como suas autarquias e fundações.

O Instituto compreende os seguintes benefícios:
- Aposentadoria voluntária por idade e tempo de contribuição;
- Aposentadoria voluntária por idade;
- Aposentadoria especial de professor;
- Aposentadoria compulsória;
- Aposentadoria por invalidez;
- Pensão por morte para os dependentes.

Atualmente, o PREVLADARIO assegura a aposentadoria e pensão para 83 inativos sendo:
- 63 aposentados; e
- 20 pensionistas.

"No dia 17 de junho, comemoramos o dia do funcionário público aposentado, tão importante para a Administração bem como para os munícipes. Esses profissionais, que tanto já trabalharam pela nossa cidade devem ser valorizados, e significativa a data para relembrarmos sua dedicação", afirmou o Diretor Presidente do PREVLADARIO, Manoel Francisco de Jesus Filho.
Fonte: Instituto Municipal de Previdência Social de Ladário