16 JUN 2023
ADMINISTRAÇÃO
Ações para alavancar o desenvolvimento econômico de Ladário são definidas em oficina
Na busca por impulsionar o desenvolvimento econômico de Ladário, representantes da Prefeitura Municipal, Sebrae/MS e líderes locais participaram de uma reunião realizada nesta quinta-feira (15), na Câmara Municipal. O encontro consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP), realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de confeccionar a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora no município.

Na avaliação do prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares, a metodologia adotada na oficina de planejamento, em parceria com o Sebrae, foi importante para ouvir as principais demandas da sociedade. "Quando ouvimos as pessoas que estão diretamente envolvidas no processo, seja no setor público ou no empreendedorismo, adquirimos uma experiência valiosa, tanto positiva quanto negativa. Essa análise nos proporciona maior segurança ao propor um plano de desenvolvimento econômico mais coerente e adequado à realidade de nosso município", avaliou.

O prefeito também enfatizou a necessidade de fortalecer o comércio local, tornando a Avenida 14 de Março um centro comercial atrativo, incentivando os comerciantes a melhorarem os negócios e atraindo consumidores de outras localidades. "Fortalecer o comércio local é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de Ladário. Ao incentivar os moradores, comerciantes e atrair consumidores de outras localidades, estamos criando um ambiente propício para um comércio mais forte, uma gastronomia atrativa e um turismo próspero. Assim, poderemos oferecer pontos turísticos e de lazer para toda a família", destacou o prefeito de Ladário.

No processo de construção do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ladário, foi identificada a necessidade de trabalhar áreas como educação, sustentabilidade, ambiente de negócios e tecido social. Segundo o consultor do Sebrae/MS, Carlos Eduardo Cordeiro, durante as entrevistas e discussões, destacaram-se dois pilares em particular: a melhoria da autoestima da população, com ênfase no senso de pertencimento, e o fomento ao empreendedorismo, que se entrelaça à cultura e ao turismo, devido ao objetivo de aumentar a visitação em Ladário.

“No âmbito cultural, evidenciou-se o calendário de festividades de Ladário, que durante as entrevistas e discussões foi constatado que o município tem habilidade em organizar seus eventos festivos, sendo reconhecido por suas festas familiares, que englobam crianças, adultos e idosos. Dessa forma, há um sentimento de pertencimento, através da valorização da cultura, para preservar os elementos culturais presentes nas festas e impulsionar o turismo”, avaliou o consultor.

A presença dos secretários municipais, empresários locais, representantes de associações e comunidades durante a oficina refletiu o amplo engajamento dos diversos setores da cidade. As ações elencadas pelos participantes serão analisadas pelos técnicos do Sebrae, resultando em um relatório. Com base nesse relatório, será elaborado o Plano de Desenvolvimento Econômico específico para Ladário.

O documento final será entregue à gestão municipal, que irá elaborar um cronograma de execução das ações propostas. Dessa forma, será possível impulsionar o crescimento econômico, melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer os pequenos negócios locais, como parte das iniciativas do programa Cidade Empreendedora.

Cidade Empreendedora

A prefeitura de Ladário ingressou no programa Cidade Empreendedora neste ano, com acompanhamento do Sebrae/MS até 2024, visando promover o desenvolvimento local por meio do fortalecimento dos pequenos negócios. O programa abrange diversas iniciativas, incluindo a simplificação dos processos de abertura e alterações de empresas, estímulo às compras locais, fomento de uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, melhorias na sala do empreendedor, estímulo ao desenvolvimento empresarial e formação de líderes engajados em uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Fonte: Assessoria Sebrae