01 JUN 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Diretor-Presidente da Fundação de Meio Ambiente participa da Semana do Meio Ambiente do IFMS
 Foi aberto na manhã desta quarta-feira, 31 de maio, a Semana do Meio Ambiente (SMA) 2023 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), na sede da instituição. O tema deste ano é "Soluções para a poluição plástica", e a programação segue até o dia 2 de junho, sexta-feira.

O Diretor-Presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Luiz Eduardo da Costa Urt, participou da abertura da Semana do Meio Ambiente da IFMS, lembrou que soluções para a poluição só podem ser feitas através da educação ambiental e esta semana teremos várias palestras e oficinas que ensinam como deve ser feita a coleta seletiva.

"A coleta seletiva é o método que otimiza os processos de destinação do lixo, separando os resíduos, que são os descartes que ainda têm alguma utilização possível por meio da reciclagem ou reutilização, e os rejeitos, que são aqueles que já não podem ser utilizados novamente", explicou Urt.

Ainda segundo Urt a coleta é importante porque reduz os impactos ambientais do consumo. "Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana. Praticar a coleta é um dos pilares do consumo sustentável".

A programação da Semana conta com várias palestras, oficinas, mesas-redondas, apresentações culturais e de trabalhos sobre a temática, distribuição de mudas e sementes, limpeza de rios, córregos e nascentes, concursos de vídeo e de fotografia, entre outras atividades e são todas gratuitas e abertas à comunidade.

Este evento está acontecendo ao mesmo tempo em 10 municípios: em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Fonte: Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural