26 ABR 2023
POLÍTICAS SOCIAIS E CIDADANIA
TURISMO
Fundação de Turismo realiza a 2a formação com ´Multiplicadores Ambientais na APA Baía Negra´
Na tarde de segunda-feira, 24 de abril, a Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Turismo, realizou a 2a formação do projeto "Formação de Multiplicadores Ambientais na APA Baia Negra - Cuidando dos Bens Comuns". O evento aconteceu na Área de Preservação Ambiental - APA - Baía Negra, localizada na Rodovia Estadual MS-480, na zona rural de Ladário, a 4,5 km da área urbana do município.
O encontro teve como tema a responsabilidade e os deveres de cada morador pertencente aquele lugar, e a necessidade da cooperação de todos para a efetividade, sustentabilidade e cuidados com os bens comuns. Os trabalhos foram iniciados com a recepção da equipe e credenciamento dos moradores. Na sequência, a palestra foi fundamentada em duas teses: a tese de Garrett Harding e a de Eleonor Ostrom.

Garrett defendia que as leis eram o princípio da comunidade, e que para as coisas fluírem seria necessário algum tipo de intervenção externa na comunidade; na APA seria o plano de manejo. Já Eleonor entendia a coletividade e a cooperação como fundamento para o desenvolvimento da comunidade e acreditava na sustentabilidade a partir das pessoas, principalmente na medida em que essas pessoas abraçam os projetos futuros.

"Para proteger, cuidar e gerir o bem comum é preciso que cada um olhe para si e que trabalhe em conjunto, em equipe, pois a coletividade é fundamental para alcançar a prosperidade, deixando de lado as desavenças e os malefícios que trazem os conflitos diários que atrapalham o desenvolvimento da comunidade", pontuou o Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Turismo, Alexandre Orichuela.
Ao final, foi disponibilizado um kit para os participantes compostos por caneca, bloco de anotações, lápis e adesivos.
Fonte: Fundação Municipal de Turismo