Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza pesagem obrigatória dos beneficiários do Programa Auxilio Brasil nas UBS do município.
O programa Auxilio Brasil, novo nome dado ao Bolsa Família, é um programa federal de transferência direta e indireta de renda que integra benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Além disso, o Programa oferece ferramentas para a emancipação socioeconômica da família em situação de vulnerabilidade social.

A agenda de saúde do Auxilio Brasil no SUS compreende a oferta de serviços para a realização do pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do estado nutricional infantil e imunização das crianças. Assim, as famílias beneficiarias do Auxilio Brasil como mulheres com idade entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos de idade deverão ser assistidas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por unidades básicas de saúde, que proverão os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família.

Para fazer a pesagem é necessário apresentar cartão SUS, cartão da Bolsa Família com o número NIS (Número de Identificação Social) e carteira de vacinação das crianças. A pesagem é obrigatória para evitar a suspensão ou bloqueio do benefício.

O objetivo das condicionalidades do Programa é garantir a oferta das ações básicas, e potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuir para a sua inclusão social.
Cronograma de Pesagem Auxílio Brasil
ESF Romeu - 19/10 até o final de Novembro (dias de semana)
ESF Centro - 29/11
ESF Maria Francisca - de 07 à 30/11 (dias de semana)
ESF João Fernandes - de 07 à 30/11 (dias de semana)
ESF Érico 1- 08/11
ESF Érico 2- 09/11
ESF Joaquim - 20/10 até 30/11 (dias de semana)