28 OUT 2022
Equipe Multiprofissional realiza ´Ações Interagindo pela Saúde´ em alusão ao
Durante o mês de outubro a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu as 'Ações Interagindo pela Saúde' em alusão ao “Outubro Rosa” nas Unidades Municiais de Saúde e na Policlínica de Ladário. Na ocasião, foram abordados temáticas referente à saúde da mulher, com intuito de proporcionar aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS - conhecimentos sobre saúde.
As ações foram promovidas pela Secretaria de Saúde, por meio da Equipe Multiprofissional, composta pela psicóloga, Aline Souza; nutricionista, Sarah Cordeiro e a profissional de educação física, Andreza Sumára. Nas intereções foram abordados temas relacionados a alimentação saudável, saúde mental e física, além de coletas de preventivos. A seguir, um breve resumo sobre as ações desenvolvidas.
No dia 14 de outubro de 2022, na unidade de saúde Joaquim da Costa Farias, o dentista Sérgio explicou a importância do cuidado da saúde bucal e o risco de câncer de boca e de garganta. Em oportuno, foi oferecida aos usuários uma deliciosa salada de fruta, enfatizando a importância da boa alimentação.
No dia 18 de outubro de 2022, na unidade de saúde do Centro, foi realizada uma palestra referente a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com orientações pertinentes ao auto exame em busca de achados anormais e a realização, quando necessário, do exame de mamografia. O enfermeiro Luiz Guilherme Regenold, responsável pela unidade, destacou a importância e a necessidade da realização periódica do autoexame e os cuidados que a mulher precisa ter.
O evento contou também com a parceria do SENAC de Corumbá/MS, que ofertou serviços de estética, maquiagem e massagem corporal para mulheres, que puderam proporcionar as usuárias do SUS um momento mágico de autocuidado.
No dia 21 de outubro de 2022, na unidade de saúde João Fernandes, foi realizado Ação Social com a comunidade, na qual participaram a dentista Karina e do médico. Antônio. A enfermeira Glaucia, explicou como é realizado o procedimento da coleta do preventivo e destacou que o usuário não pode sair da unidade com dúvidas.
No dia 22 de outubro de 2022, na unidade de saúde Maria Francisca Ramona, a ação da saúde teve uma roda de conversa sobre alimentação saudável, cuidados com saúde, valorização pessoal e um alongamento, além de coleta de preventivo.
Por fim, no dia 28 de outubro de 2022, foi realizado o encerramento do “Outubro Rosa”, na Policlínica de Ladário com os servidores de todas as unidades de saúde. O evento contou com a presença de aproximandamente 37 servidores, que participaram de um aulão de funcional, com a profissional de Educação Física Andreza Sumára. Foram realizados também sorteios de brindes e ao final foi oferecido um café da manhã, além de uma lembrança oferecida pela Secretária de Saúde Josiane Braga, com intuito de confraternização, aproveitando para parabenizar os servidores pelo seu dia.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
28/10/2022
Equipe Multiprofissional realiza 'Ações Interagindo pela Saúde' em alusão ao "Outubro Rosa"