21 OUT 2022
A ´Ação Interagindo pela Saúde´ movimenta a Policlínica durante Outubro Rosa
Nessa quinta-feira, dia 20 de outubro, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma “Ação Interagindo pela Saúde”. A ação acontece todas as quintas-feiras das 7:30 às 9:00 da manhã na Policlínica, localizada na rua Comandante Souza Lobo, 1197, no centro de Ladário.
A ação dá continuidade ao cronograma do “Outubro Rosa”, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. A "Ação Interagindo pela Saúde" é desenvolvida pela equipe multiprofissional da Secretária de Saúde composta pela Nutricionista, Sarah Cordeiro, pela Psicóloga, Aline Souza e pela profissional de Educação Física, Andreza Sumára. Na ocasião, a equipe recebeu o reforço da Fisioterapeuta Pélvica, Lilian Vieira, convidada da semana para abordar o tema “Sexualidade e Libido”.
O evento contou com aproximadamente 30 (trinta) usuários do SUS. Lilian Vieira palestrou sobre a importância de conhecer o próprio corpo, e abordou temas como o “Pompoarismo”, que é uma técnica que serve não só para melhorar e aumentar o prazer sexual durante o contato íntimo, mas também para fortalecer os músculos da região pélvica ao longo dos anos. "Assim como todos os músculos, os músculos do assoalho pélvico também ficam flácidos, e com o exercício de pompoarismo que é feito através da contração e relaxamento dessa musculatura, tanto homens quanto mulheres podem enrijecer tais músculos", esclareceu Lilian.
A Psicóloga Aline Souza falou sobre a importância do cuidado com a saúde mental atrelada a sexualidade e a libido, e como o bem estar emocional pode ajudar ou atrapalhar nas relações intimas. A Nutricionista Sarah Cordeiro destacou que "alimentos como cacau em pó, pimenta, amendoim, sementes de abóbora e até mesmo a banana podem auxiliar na melhora da libido". Por fim, a profissional de Educação Física Andreza Sumára falou da relevância do cuidado com o corpo por intermédio da prática da atividade física, realizando um breve exercício de alongamento para finalizar a ação.
"O evento visa proporcionar aos usuários do SUS inúmeras possibilidades de conscientização e incentivo à prática de hábitos saudáveis, voltados à promoção da saúde. Com isso, percebe-se pela participação dos usuários, que o evento contribui significativamente na vida da população e está elevando a demanda de atendimento, com base nas ações realizadas pela equipe", destacou Josiane Barga, Secretária Municipal de Saúde.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde