19 OUT 2022
Saúde leva ´Movimento Rosa´ ao ESF Joaquim da Costa e Faria
No dia 14 de outubro, sexta-feira, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o 'Movimento Rosa' alusivo ao Outubro Rosa. A ação ocorreu na Estratégia Saúde da Família - ESF - Joaquim da Costa e Faria, localizado na rua Nicola Scaffa, nº 001, bairro Almirante Tamandaré, em Ladário.
O Movimento Rosa foi executado pela equipe multiprofissional da Secretária de Saúde, composta pela Nutricionista, Sarah Cordeiro; pela Psicóloga, Aline Souza; pela profissional de Educação Física, Andreza Sumára, e pelo dentista Sérgio. A ação tem como propósito de alertar a comunidade ladarense, especificamente na região do COHAB, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como, disseminar os dados preventivos e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, mediante a realização dos exames periódicos, que são essenciais para o combate dessa doença, que em sua maioria é considerada assintomática.
O evento contou com a participação dos usuários da referida unidade e dos servidores. Foi destacado pela psicóloga, a importância da autoestima diante de situações adversas quando se trata da doença ou outro tipo de diagnóstico. A nutricionista ressaltou sobre a importância de se obter uma alimentação mais saudável por meio do consumo de alimentos in natura, que proporcionará ao usuário melhor qualidade de vida, minimizando os riscos do sobrepeso e da obesidade, que são considerados fatores desencadeantes para o aparecimento de alguns tipos de câncer. Em paralelo, a educadora física falou sobre a importância da prática da atividade física, associada ao controle alimentar.
O dentista Sérgio, destacou a importância do cuidado em saúde bucal e o risco do câncer de boca e de garganta, que quando diagnosticado precocemente, é possível combatê-lo. A enfermeira Elenilda, responsável pela unidade, destacou a importância do evento, pois possibilitou aos usuários e servidores, a necessidade de realização do auto exame e da prática da atividade física, em prol da saúde. Ao final, foi servido uma deliciosa salada de fruta como forma de confraternização e encerramento do evento pela manhã.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde