12 MAI 2022
Prefeitura realiza licitação da obra do “Porto turístico” de Ladário

A Prefeitura de Ladário realizou a licitação da obra que remodelará a Orla Fluvial do Município, ou como conhecido pela população, do porto turístico do Município.

O tão sonhado projeto agora toma forma e em breve a empresa contratada dará início aos serviços. A licitação ocorreu no dia 06 de maio e o valor do empreendimento será de R$ 19.989.315,01 (dezenove milhões, novecentos e oitenta e nove mil, trezentos e quinze reais e um centavo). O cronograma de execução prevê que a obra será concluída e entregue a população em 30 (trinta) meses, ou seja, cerca de 2 anos e meio.

O projeto executivo da obra foi garantido após uma parceria da Prefeitura com a Vale, no ano de 2014 e estava orçado em cerca de R$ 11.000.000,00 (onze milhões de reais). Contudo, seguindo as exigências da SUDECO (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), os valores foram atualizados, já que a Indústria da Construção Civil vem registrando aumentos persistentes no custo do setor e o preço dos insumos da construção civil de 2014 não corresponde mais com os preços atuais de mercado.

Desde de quando assumiu a gestão, o Prefeito Iranil Soares buscou tornar o projeto realidade e isso só foi possível através de articulação do senador sul-mato-grossense, Nelsinho Trad, que viabilizou a emenda parlamentar no montante de R$ 18.251.743,92 (dezoito milhões, duzentos e cinquenta e um mil, setecentos e quarenta e três reais e noventa e dois centavos) para Ladário.

O Convênio nº 90575/2020 foi celebrado em 31 de dezembro de 2020 com a (SUDECO) Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste e envolveu uma série de etapas e aprovações até que fosse autorizado a licitação para contratação de empresa de engenharia para realizar a obra. “Foram várias fases a serem cumpridas e o Município obtive êxito em todas elas. Todas as condicionantes técnicas necessárias para aprovação do projeto foram superadas e o Município recebeu autorização para licitar os serviços, disse o Secretário de Administração, Luciano Cavalcante Jara.

O projeto colocará Ladário na rota do turismo sul-mato-grossense, pois conta com um parque linear de 590 metros de extensão, academia ao ar livre, pista para caminhada, ciclovia, píer’s, ponto para atendimento aos turistas, espaço destinado a vigilância através da guarda municipal, espaço para eventos culturais com arquibancada e palco, pista de skate, playground, espaço para mesa de jogos, quiosque para alimentação, chafariz, banheiros, fluviária (rodoviária fluvial para embarque e desembarque de passageiros), além de alavancar a economia local, atraindo barcos hotéis para região.

O Secretário de Administração, Luciano Cavalcante Jara, define o projeto como emblemático: “Há poucas obras como esta no Brasil e essa construção, quando estiver pronta, representará um divisor de águas para Ladário. Esse sonho só está sendo possível acontecer através da articulação realizada pelo Prefeito Iranil Soares com o Senador Nelsinho Trad, que foi o principal fator para conseguirmos tirar esse projeto do papel.”

O Prefeito Iranil Soares afirmou que este é um ano que será marcado por realizações e concretizações de sonhos antigos da população. “Este ano será marcado por realizarmos e conquistarmos tudo aquilo que sonhamos há anos para nossa Ladário. São obras, reformas e avanços que irão impactar diretamente na vida do ladarense e na sua realidade econômica”, disse Iranil.