22 FEV 2021
Ladário intensificará combate ao mosquito Aedes Aegypti com carro fumacê
combate a dengue

A Prefeitura Municipal de Ladário, através da Secretaria de Saúde, recebeu apoio do Governo do Estado de MS, na disponibilização do carro fumacê. Conforme o setor Vigilância em Saúde da cidade, o veículo percorrerá todos os bairros, para concluir os ciclos da campanha durante a semana.

O objetivo principal da ação é combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Além disso, a campanha de prevenção é de suma importância, ainda mais após as intensas chuvas que caíram, somadas a elevação da temperatura, torna-se um clima propício para proliferação do mosquito.

O coordenador do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) , Marcos Pereira, reforçou que o fumacê realizará o combate dos mosquitos adultos, “vamos atender todos os bairros, porém é necessário que a população continue fazendo a sua parte, mantendo os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito”.

Além do fumacê, os agentes de endemias já realizam o bloqueio mecânico, intensificados durante a semana. Para ajudar nos trabalhos, os agentes utilizam bombas costais, com intuito de assegurar a eliminação de focos. As visitas de rotina com as ações de educação em saúde, estão sendo mantidas mesmo na pandemia, mas cumprindo todas as medidas sanitárias.

"O uso do fumacê serve apenas para combater o mosquito na sua fase adulta, então mantenham suas residências limpas e eliminem possíveis focos do mosquito, recolhendo todos os objetos que acumulam água, sem essa conscientização, todo o trabalho será em vão. Contamos com a colaboração de todos, pois juntos podemos vencer essa guerra", finalizou a secretária de Saúde de Ladário, Josiane Braga.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA - PML