10 JUN 2020
FUNDAÇÃO DE CULTURA
Reunião técnica da Fundação de Municipal de Cultura define novo formato para o São João 2020

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (10), na sede da Fundação de Cultura de Ladário, a reunião técnica que discutiu o formato das atividades realizadas pelos festeiros de São João e o já tradicional concurso de andores.
Com a presença de representantes dos festeiros, da Secretária Municipal de Saúde Josiane Braga e da fiscal de postura Leilyane a reunião teve como objetivo criar diretrizes que atendam os festeiros dentro dos protocolos de segurança e que sigam as normas dos decretos municipais em relação ao COVID-19.
Na oportunidade o Diretor-Presidente da Fundação de Cultura, Cleber de Miranda explicou como deverá ser o concurso de andores neste ano. “Devido a Pandemia e respeitando os decretos municipais, este ano teremos um concurso totalmente virtual sem exposição pública dos andores. O Júri será composto por dois (2) jurados técnicos ao invés de cinco (5) como era no passado e um júri popular que irá poder escolher seu andor favorito através de votação na pagina oficial da Prefeitura Municipal em redes sociais. Quanto as tradicionais rezas e novenas, deverão obedecer aos critérios já publicados em decretos municipais. O banho nas águas do Rio Paraguai propriamente dito, parte ritualística de grande valor aos devotos é algo ainda ser discutido e formulado com calma, pois existem protocolos de segurança a serem seguidos por todos. A preocupação tanto da fundação quanto do prefeito Iranil Soares, é que todos professem a tua fé e mantenha a tradição, mas sempre colocando a segurança das pessoas em primeiro lugar”. Disse.
A reunião também definiu da data da reunião com os festeiros interessados em participar do concurso e da exposição virtual pra a próxima segunda-feira (15), as 09hs da manhã na sede da Fundação Municipal de Cultura. Data também que será lançado os editais de cadastramento dos festeiros, dos andores e do concurso.  Durante a próxima semana serão repassadas cartilhas técnicas com procedimentos a serem adotados por todos os festeiros.
A Reunião aconteceu dentro das medidas de segurança de espaçamento, o uso de mascaras facial e disposição álcool em gel 70o para todos os participantes.
 A Fundação Municipal de Cultura está localizada à Rua Dom Pedro II, 547, centro.