05 DEZ 2019
Secretaria Municipal de Educação promove Seminário de conclusão de curso dos professores da REME

No dia 4 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação realizou, na Câmara Municipal de Ladário, o Seminário de Conclusão do Curso "Avaliação e Planejamento no Ensino Fundamental I". Nessa ocasião, foram apresentados onze trabalhos produzidos pelos professores (as) regentes dos quintos anos, orientados pelos professores formadores da SMEL (profa. Me. Jeane Cristina, prof. Me. Daniel Mendes e profa Esp. Sílvia Maura).

A Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada e Avaliação da SMEL, a profa. Esp. Sílvia Maura, afirmou que "a participação dos professores, no seminário, além de ser um requisito para a obtenção da certificação desse curso de 80h, é um momento muito significativo para todos, pois possibilita a troca de experiências e o compartilhamento de estratégias pedagógicas na Reme".

A Secretária de Educação, Elizama Medina Reis, acompanhada dos respectivos Diretores (as) dos docentes que apresentaram os trabalhos, formalizou a entrega dos certificados e destacou que "A formação continuada é uma política muito importante para que possamos elevar a qualidade do ensino na Reme, valorizar o corpo docente e estabelecer um espaço capaz de produzir e compartilhar conhecimentos".

As apresentações ocorreram nos dois turnos (matutino/vespertino) e os trabalhos contemplaram as seguintes temáticas:

• Jornal escolar: uma estratégia para democratizar o acesso ao conhecimento e transformar o espaço escolar (autoria prof. Alex Stefani);
  • A construção de sólidos geométricos no Ensino Fundamental I (autoria profa. Janete Duarte);
  • Práticas de sala de aula: estratégias de ensino do gênero textual propaganda numa turma de quinto ano (profa. Jacqueline Vargas);
  • Aprendendo e praticando Matemática: cálculos com frações (profa. Waldriele Gomes);
  • Trabalhando gêneros textuais: descritivo informativo (profa. Sirlene Lima);
  • Sistema Monetário Brasileiro: mas para que serve o dinheiro mesmo? (profa. Cristiane Sant'Ana);
  • Aprendendo com os gêneros textuais (histórias em quadrinhos) (profa. Cristiane Lemos);
  • Trabalhando frações (prof. Reinaldo Rodrigues);
  • Desenvolvendo habilidades leitoras no quinto ano do Ensino Fundamental: ler, escutar e partilhar saberes (prof. Elias Molina);
  • A importância da geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental (profa. Marilene Arruda)
  • Geometria e Arte: uma conexão possível (profa. Ronise Siqueira).