22 AGO 2019
Dia Mundial da Limpeza será realizado pela Fundação de Meio Ambiente em Ladário

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo.  A ideia de limpar coletivamente um país começou na Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação "Let's Do It!" ou "Vamos fazer isso!", que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo. Em 21 de setembro de 2019, todos esses países, voluntários e parceiros se reunirão para diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado. Uma poderosa "onda verde" de limpezas começará na Nova Zelândia e terminará no Havaí 36 horas depois, com milhões de pessoas trabalhando em um único objetivo: um mundo mais limpo. Após o início das ações na Estônia, o problema do lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios foi reduzido em 75%. Na Eslovênia, a atitude em relação ao manuseio do lixo mudou radicalmente em todo o país e sua capital, Ljubljana, está agora a caminho de se tornar a primeira capital de Desperdício Zero do mundo. Diversas cidades brasileiras já realizam essa ação em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza. Para 2019, o movimento pretende mobilizar mais pessoas, buscando em todas as regiões do país, líderes e organizações que já trabalham com o tema "lixo" ou "cuidados com o meio ambiente", para que se unam à essa proposta e leve a causa para sua cidade.

O Dia Mundial da Limpeza organizado pela rede Let's do it! tem como principais atores as equipes nacionais e voluntários.

Os atores podem ser pessoas e organizações como, por exemplo, a comunidade local, ONGs, institutos, cooperativas, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público- OSCIP, associações, escolas, grupos em geral, órgãos públicos e privados, desde que tenham valores que combinem com o Let´s do it! e vontade de cooperar com a causa a nível nacional e internacional.

A Fundação de Meio Ambiente cadastrou o município de Ladário nesse movimento de relevância Mundial, por perceber que o problema do lixo e o descarte inadequado do lixo é uma realidade em nossa cidade, de difícil solução quando trabalhado isoladamente.  Por esse motivo que a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário irá realizar o "Dia da limpeza" no dia 23 de setembro as 07h30min em um ponto critico da cidade, na Orla Portuária de Ladário, visando promover a mobilização de voluntários para a limpeza de nossa cidade, bairros, porto fluvial e praças. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024