13 DEZ 2018
Marinha realiza solenidade de celebração ao dia do marinheiro

A Marinha do Brasil realizou em frente ao seu Pórtico em Ladário cerimônia de celebração ao Dia do Marinheiro. Estavam presentes o contra-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, comandante do 6° Distrito Naval, o prefeito de Ladário, Iranil Soares, o presidente da câmara dos vereadores de Ladário, Fábio Peixoto e autoridades civis e militares da região

O dia do Marinheiro é celebrado no dia do nascimento de Joaquim Marques Lisboa, 13 de dezembro. Lisboa, o Marquês de Tamandaré, era um militar da Armada Imperial Brasileira que atingiu o posto de Almirante, é considerado um herói nacional e patrono da Marinha de Guerra do Brasil.

Iranil Soares de Lima, prefeito de Ladário, participou do exórdio e foi recebido pelo contra-almirante e comandante do 6° Distrito Naval, Carlos Eduardo Horta Arentz. O prefeito, que também foi militar e serviu a Marinha do Brasil, ressaltou em suas palavras a importância que esse dia tem. "O dia 13 de dezembro é uma dará muito importante, pois é nesse dia que se homenageia o patrono da Marinha. Ele foi substancial para a época em que viveu, ajudando o Brasil que ainda estava passando por um momento de consolidação" falou o prefeito e disse também da beleza da solenidade "Estar nesse momento tão bonito, tão bem organizado, é um momento único para mim"

Durante a solenidade houve a premiação do "Prêmio Cisne Branco", condecoração com a Medalha Mérito Tamandaré e no encerramento houve desfile militar.