15 MAR 2018
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESTABELECE PARCERIA PARA CURSO DE EXTENSÃO PARA FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES

A Secretaria Municipal de Educação de Ladário, por meio do Núcleo de Formação Continuada, realizou no dia 13 de março, terça-feira, na Sala de Tecnologias da Escola Municipal Prof. João Baptista, a aula inaugural, para apresentação do CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES: UM PROCESSO PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA/UFMS.

O objetivo do curso, segundo a profa. Dra. Elielma Maiolino, corresponsável pelos trabalhos no Polo de Ladário, é fortalecer os Conselhos Escolares, buscando formar o conselheiro escolar para o exercício de suas funções, oportunizar o seu contato com novas tecnologias, bem como estimular a troca de experiências, a fim de colaborar para a consecução de uma educação escolar de qualidade social para todos e " consequentemente " visar à qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de educação básica.

Esse curso surgiu em 2013, a partir da organização de uma rede de tutoria integrada e colaborativa formada pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação - SEB/MEC, as Secretarias Estaduais de Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e os Grupos Articuladores de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE).

É importante destacar que esse é um curso de extensão, com carga horária de 60 horas, distribuídas em encontros presenciais e desenvolvimento de atividades a distância, acompanhado por professores doutores e mestres que farão a mediação do cursista no ambiente virtual de aprendizagem Moodle UFMS, gerenciado pela Divisão de Inovação de Tecnologias Educacionais e Infraestrutura Tecnológica (DINOV) da Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (SEDFOR) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Nesse propósito de fortalecimento da gestão democrática na REME de Ladário/MS e a fim de atender a Meta 19 do Plano Municipal de Educação, é que foi estabelecida a parceria com a UFMS para o oferecimento desse curso de formação continuada dirigido aos conselheiros escolares desse município.

Participaram da aula inaugural os diretores das quinze unidades educacionais da REME de Ladário, técnicos da Secretaria Municipal de Educação, entre outros convidados.

A professora Jeane Cristina da Silva Oliveira de Souza coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da SMEL explicou que nem todas as unidades escolares de Ladário possuem Conselhos Escolares constituídos, no entanto é necessário envolver os gestores das unidades para participarem do Curso, visto que o gestor da escola é membro nato desse Conselho e este precisará ser constituído, por lei, em todas as escolas e creches.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024