24 NOV 2017
Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação realiza avaliação nutricional dos alunos da REME

Começou essa semana a avaliação nutricional por amostragem de alunos matriculados na Rede de Ensino Municipal de Ladário. Foram escolhidas as duas maiores unidades de ensino da Rede, Escola Municipal Professor João Baptista e Cemei Padre Ernesto Sassida. Os gestores das devidas unidades encaminharam aos responsáveis o termo de consentimento livre e esclarecido para a participação dos alunos.

Entre as medidas antropométricas, o peso e a altura são referidos como as medidas mais sensíveis e específicas para a avaliação do processo de crescimento e desenvolvimento e, portanto, avaliação do processo nutrição e saúde e foram os dados coletados pela Nutricionista da Educação, Laura Helena Oliveira e pela Equipe de Técnicos Educadores Físicos Anielson Messias e Laura Daniele.

A partir destes indicadores a Secretaria Municipal de Educação através do Setor de Nutrição busca a implantação do monitoramento do estado nutricional dos escolares, cujo objetivo é obter subsídios para o planejamento das políticas na área de Segurança Alimentar e Nutricional, especialmente na alimentação escolar, e embasar a execução de ações de promoção de saúde, incentivo à alimentação saudável e controle de doenças crônicas não transmissíveis, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras.