07 AGO 2017
20 anos do Assentamento 72 comemora conquistas da Reforma Agrária

Duas décadas de lutas e conquistas marcaram a festa de aniversário do Assentamento 72, proveniente da única fazenda destinada à Reforma Agrária no município pantaneiro de Ladário. O sábado, 5 de agosto, foi um dia não só de festividades, mas de apresentar a produção, de mostrar o que se faz em um assentamento rural com qualidade, vencendo as dificuldades e as adversidades.

"Aqui não tinha água, não tinha maquinário, não tinha condições, mas nós conseguimos vencer tudo isso. Com a produção do lote eu criei meus filhos e não sou dos mais antigos, tem gente aqui que suportou muito mais e está comemorando hoje essa conquista", disse Felipe Cristaldo, presidente da Associação de Moradores do Projeto de Assentamento 72.

A Fazenda Primavera tinha 72 invernadas de gado e, por isso, o assentamento recebeu esse nome. A fazenda foi dividida em 85 lotes de 18,5 hectares cada um onde estão as famílias assentadas, todas provenientes de Mato Grosso do Sul, a maioria, de Corumbá.

Durante a festa tinha, na Feira do Produtor, leite, ovos, manteiga, doces e hortifrutigranjeiros. Tudo produzido nos lotes, pelas famílias dos assentados, onde normalmente os pais e os filhos trabalham juntos. Eles também criam pequenos animais como galinhas e cabritos, e gado leiteiro.

O pátio da Escola Municipal Maria Ana Ruso, onde também está a sede da Associação, ficou lotado. Além da feira, empresas do município compareceram em busca de negócios e oportunidades, expondo seus produtos.

Uma das vantagens do assentamento é o fácil acesso. São pouco menos de 15 minutos da zona urbana, em estrada de terra, mas de boa qualidade. "A Secretaria de Infraestrutura fez a recuperação da estada e vai fazer a manutenção regular. Ficou um tapete onde nem mesmo os carros pequenos têm qualquer tipo de dificuldades", disse o assessor executivo do prefeito Carlos Ruso, Rodrigo Arruda.

Rodrigo também ressaltou que desde o início da administração já foram feitas várias reuniões com a participação do prefeito Carlos Ruso no assentamento e houve muitos avanços. "Entre eles os poços artesianos que voltaram a funcionar resolvendo o problema das famílias que estavam padecendo com a falta de água", disse.

Um dia de alegria e muitas atividades de entretenimento

Como não poderia deixar de ser, o povo da zona rural que dá duro o ano inteiro cultivando a terra e cuidando dos animais, também gosta de uma boa festança. A Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, trabalhou com afinco para fazer a festa e proporcionar momentos de alegria e descontração para compensar todo o esforço da lida diária.

"Estamos desenvolvendo aqui vários projetos e os parceleiros têm trabalhado muito para conseguir esses bons resultados que estamos vendo", disse a presidente Andréia Victório que através do Desenvolvimento Rural tem feito convênios com o Governo do Estado e instituições de pesquisa como Agraer, Embrapa e Universidade Federal para o desenvolvimento de projetos de melhoria da produtividade em vários setores.

Durante a festa teve montaria no touro mecânico, com direito a narração de um profissional e tudo. A garotada da Escola Monte Azul, do Assentamento Taquaral de Corumbá, promoveu a prova de laço no cavalete, com bois de madeira construídos para o projeto que está sendo desenvolvido na escola no intuito de juntar o conhecimento científico ao conhecimento da lida do campo e proporcionar atrativos para os alunos e a melhoria do aprendizado.

A música ao vivo embalou a alegria de quem comemora os bons resultados da reforma agrária, de quem trabalha para produzir e tirar da terra o sustento próprio e da família. Essas pessoas se deram ao direito de dançar e festejar no último sábado durante as festividades.

E um dos pontos principais da festa, com certeza, foi o churrasco de buraco bem à moda pantaneira. Pedaços grandes de carne de um gado de boa qualidade criado no assentamento, assado no buraco com lenha de angico, como manda o figurino.

Laço, montaria, produtividade. Tudo com uma alegria ímpar de quem durante todo o ano enfrenta o sol, o calor, o frio a chuva e não para diante das adversidades. Ovos, leite, carne, hortifrutigranjeiros que vão ganhar o selo de "produtos orgânicos". Quem não conhecia teve a oportunidade de ver o quanto é produtivo o Assentamento 72 e o quanto o povo desse lugar é amistoso, educado e feliz.