12 MAI 2017
Fechado convênio que vai garantir acompanhamento da saúde de mais de 3 mil alunos da REME

As secretarias municipais de Saúde e de Educação fecharam com o Ministério da Saúde, convênio que vai garantir a realização, em Ladário, do programa Saúde na Escola. Trata-se da liberação de recursos, pelo Ministério, que vai garantir à Secretaria Municipal de Saúde, levar profissionais para as escolas, que irão promover o acompanhamento de 3.168 estudantes, garantindo assim que eles tenham mais qualidade de vida, previnam e tratem doenças.

"As ações serão desenvolvidas através das Equipes de Saúde da Família (ESF), nas escolas e creches do município", explicou a secretária de Saúde, Ana Lúcia Vasconcelos. Segundo ela, serão feitas ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, promoção de atividades físicas, foco no controle da obesidade, vacinação, atuação da Equipe de Saúde Bucal.

"Vai ter todo um monitoramento, os profissionais já estão indo às escolas, começaram a partir da escola Marquês de Tamandaré, avaliando as crianças, ensinando escovação, fazendo bochecho e aplicação de flúor", informou a secretária. O programa também prevê ações de prevenção ao uso do fumo álcool, crack e outras drogas; promoção da segurança alimentar e nutricional; promoção de saúde auditiva; prevenção de doenças sexuais transmissíveis e AIDS; e saúde da visão ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Para a secretária de educação, tratar a saúde das crianças e prevenir doenças, pode ajudar no aproveitamento do aprendizado. "Vai ser um trabalho intersetorial, nossas crianças necessitam muito desse atendimento da saúde. Nós vamos ganhar muito com essas informações, esclarecimentos, atendimento direto em local", disse Sara Almeida, titular da pasta de educação.

Sara explicou que as crianças já são atendidas pela Secretaria de Saúde, através do Nutrisus e que as Creches Municipais já tem programas sendo desenvolvidos com a Saúde. "Agora nós vamos dar continuidade a todas as unidades escolares. Ou seja, todos os alunos serão beneficiados", afirmou a secretária que está muito motivada com o fechamento do convênio.

Ana Lúcia garantiu ainda que a Secretaria de Saúde já tem os profissionais para desenvolver o Saúde na Escola e que não terá problemas em efetivar o programa. As duas secretária salientaram que, criança saudável é sinônimo de melhorias a absorção do aprendizado e crescimento dos índices positivos da educação.