11 MAI 2017
Saúde intensifica trabalhos para tentar alcançar a meta de vacinação contra a gripe

O Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a campanha de vacinação contra a gripe que terá o dia "D" de vacinação no sábado, 13 de maio. A meta de alcançar 4.793 pessoas está cerca de 40% e é preciso que as pessoas que fazem parte dos grupos que têm direito a se imunizar, compareçam aos postos.

A vacinação este ano foi dividida em etapas, primeiro as crianças e pessoal da saúde, agora idosos e professores. Nas três primeiras semanas foram vacinadas 1.121 pessoas dos grupos prioritários. Os números parciais mostram que, menos de 400 pessoas dos grupos desta etapa compareceram aos postos.

"Esperamos aumentar o percentual até sábado, quando será o dia "D", com uma maior participação", disse Ingrid Rodrigues Calças, coordenadora de Imunização da Prefeitura Municipal de Ladário. "Eu vou tomar a vacina no sábado e espero que todos aqueles, que como eu chegaram aos 60 anos, também compareçam", disse o prefeito Carlos Ruso.

Para a médica pediatra Patrícia Peres, tomar a vacina é imprescindível porque ela pode ser a diferença entre a vida e a morte. "A vacina protege contra o vírus H1-N1, que pode causar complicações, insuficiência respiratória e levar até o óbito se não for tratado", afirmou ela.

A médica, explicou ainda que a vacina protege contra a Influenza, que tem um tipo específico de vírus, mas não contra todos os outros e, por isso muita gente se imuniza e ainda assim fica gripada. "A vacina não vai proteger contra outros vírus, tem milhares, mas esse, o H1-N1, é o mais preocupante porque dá uma insuficiência respiratória muito rápido e pode levar ao óbito", afirmou a médica.

Em Ladário as vacinas estão disponíveis na Policlínica, que fica no centro da cidade, na Unidade Básica de Saúde Érico Vale, que fica no Seac, e João Fernandes, localizada no Alta Floresta. No sábado, as unidades de saúde estarão em funcionamento para fazer a vacinação de idosos, a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e professores.