02 MAI 2017
ADMINISTRAÇÃO
Prefeitura e Associação definem utilização da patrulha mecanizada no Assentamento 72

A Prefeitura Municipal de Ladário definiu como será a utilização da patrulha mecanizada, doada pelo Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER ), e que ficará sob a tutela do município. As regras foram repassadas durante uma reunião na tarde dessa terça feira, 2 de maio, no Centro Comunitário do 72, na qual o prefeito também falou a respeito do abastecimento de água como forma de fomentar a produção no assentamento.

"Nós estamos fazendo de tudo para que vocês produzam. Nós estamos precisando comprar a produção de vocês para a merenda escolar, mas é preciso que todos trabalhem, que se empenhem", disse o prefeito Carlos Ruso. Ele comemorou a retomada do funcionamento de dois poços artesianos, cujas bombas foram recuperadas pela prefeitura, e detalhou o que deverá ser feito para colocar os outros poços abastecendo os sítios do assentamento.

"Com relação à patrulha, nós enviamos quatro operadores da prefeitura para fazer um curso que vai capacitá-los a operar o equipamento, que é digital", informou ele aos pequenos produtores rurais que estavam na reunião. Com isso, o maquinário passará a ser operado apenas pelos funcionários da prefeitura, devidamente capacitados para isso.

"E quem vai ficar responsável pela coordenação dos serviços, será o coordenador da Agraer em Ladário, o Leandro Henrique Jung, que está aqui ao meu lado. Isso porque nós estamos empenhados, nós, a Agraer, a Embrapa Pantanal, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura, em fazer com que se produza com informação, com tecnologia", afirmou o prefeito.

Leandro é quem fará a distribuição das horas de trabalho da patrulha mecanizada. Com isso, ela será disponibilizada para todos os 85 lotes, onde fará desmatamento, encanteiramento, vai arar e preparar a terra para o plantio. A intenção é produzir para garantir mais qualidade e melhores preços dos produtos usados principalmente na merenda escolar, e também daqueles que chegam à mesa do consumidor ladarense.

A  Patrulha Mecanizada é composta por 01 Trator agrícola com potência de 85 cv 4x4, 01 grade aradora intermediaria com 14 discos, 01 grade niveladora de arrasto com 36 discos, 01 Enxada Rotativa, equipamentos que totalizam o valor de R$ 140.649,00, provenientes de convênio celebrado entre a Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (SUDECO) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (AGRAER). Os recursos são provenientes de emenda do próprio governador Reinaldo Azambuja, de quando ele era deputado federal.