16 MAR 2017
FINANÇAS E PLANEJAMENTO
Prefeitura vai pagar dívida milionária de administração passada com o Hospital de Corumbá

Visando dar moralidade à administração pública e garantir o atendimento ao cidadão ladarense, a Prefeitura Municipal de Ladário fechou, esta semana, acordo judicial que vai garantir o pagamento de R$ 1,120 milhão ao Hospital de Caridade de Corumbá (HCC). A dívida vinha se acumulando ao longo dos últimos quatro anos e chegou ao patamar de R$ 5 milhões, sendo reduzida a partir do comprometimento por parte do município, de quitar os débitos feitos pela administração anterior, por conta da intervenção no hospital.

O acordo foi firmado entre a Justiça, a Advocacia Geral do Município e a Secretaria de Finanças e Planejamento que contaram com a anuência do Ministério Público Estadual. A partir da agora, a Prefeitura de Ladário começa a quitar uma dívida acumulada a partir de um negócio mal feito e de uma assinatura errada de um Termo de Ajustamento de Conduta -TAC. "Esse termo, previa que a contribuição de Ladário, fosse eterna ao Hospital, e não apenas enquanto durasse a intervenção", explicou o advogado geral do município, Newton Nascimento de Moraes.

Além do pagamento da dívida, o município também continuará contribuindo com o HCC. Serão repassados R$ 20 mil por mês, o que prevê a manutenção do acordo de uma administração tripartite, firmado entre o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Corumbá e a Prefeitura Municipal de Ladário. Os três órgãos governamentais passaram a injetar dinheiro na entidade para garantir a manutenção do atendimento médico à população, já que somente o Sistema Único de Saúde (SUS), não vem conseguindo.

"Tudo foi feito dentro da busca de uma justiça, do que é justo para o município de Ladário, do que é justo para com o Hospital de Caridade de Corumbá", comemorou Newton. "Nós conseguimos formular esse acordo em audiência, e nós estaremos buscando uma melhora do atendimento. E nós vamos fiscalizar esse dinheiro, vamos buscar junto à direção do hospital, onde é gasto esse dinheiro e prestaremos contas à população. Essa é nossa obrigação, não só repassar o dinheiro, mas saber de que forma ele está sendo gasto com a nossa população", se comprometeu.

"Esse acordo foi feito com base em um levantamento que fizemos aqui e temos condições de cumprir o que foi acordado", disse o secretário de Finanças e Planejamento, Nereu Rodrigues dos Santos. Ele será o responsável por fazer os repasses mensais ao hospital e garantir a pontualidade da quitação das parcelas.

"Acredito que nós demos um passo muito importante para a saúde do munícipe de Ladário. Nós assumimos um compromisso que não era nosso, era um compromisso da administração anterior, que deixou de cumprir, e nós regularizamos essa situação, para dar maiores condições de atendimento aos munícipes ladarenses que estão precisando e nós vamos cumprir porque isso foi prometido e determinado pelo prefeito Carlos Ruso", afirmou Nereu.

O Hospital de Caridade de Corumbá é o único na região da fronteira oeste brasileira, para atender aos moradores de Corumbá, Ladário e cidades bolivianas de fronteira. São cerca de 30 mil atendimentos mês, e com a demanda do país estrangeiro, as dificuldades aumentam. Por isso, vem sendo necessária a participação dos municípios e do Estado para sustentar o HCC.