-
O Dia da Independência, 07 de setembro, comemorado este ano na quarta-feira começou com a solenidade do hasteamento da bandeira na Praça 02 de setembro em frente ao Coreto no centro de Ladário. Os pavilhões do Brasil, do município e do estado foram exaltados pelos presentes acompanhados da banda do Exército Brasileiro.
O histórico da data foi lembrado pelo cerimonial que em seguida convidou a todos a entoarem o Hino Nacional e da Independência. O prefeito de Ladário José Antonio Assad e Faria, acompanhado dos representantes do Exército e da Marinha hastearam as respectivas bandeiras.
Para o chefe do executivo, o fato da nação ser livre é um grande motivo para comemorar, "Hoje participando deste dia pela oitava vez consecutiva eu posso afirmar, podem ter certezas senhores que sentirei saudades, principalmente porque o sete de setembro é importante para mim e também para a cidade e para o nosso Brasil. No hino clamamos em sua primeira parte, "o céu da liberdade em raios fúlgidos" e no hino da Independência, "brava gente, brasileira...ou ficar a pátria livre", e mais uma vez encontramos a liberdade que nos é tão cara nesse sete de setembro aflore e mostra a brasilidade e a importância da palavra liberdade".
O tempo ameno atraiu um grande público para a Avenida 14 de março, "o dia sete de setembro é uma data importantíssima e é característica de Ladário uma cidade que se volta totalmente para celebrar a independência desse País. É o dia que alcançamos a liberdade e os ladarenses como se pode notar fazem questão de presenciar momentos de civismo", enfatizou o contra-almirante, Petronio Augusto Siqueira de Aguiar.
"Esta é a data maior da nossa nacionalidade, de uma forma pacifica nós conquistamos a nossa independência com muita luta e isso sem dúvidas deve ser sempre lembrado", enfatizou o General de Brigada João Denilson Maia Correia, Comandante da 18° Brigada de Infantaria de Fronteira.
Dando sequência ao evento, as forças armadas apresentaram suas corporações tanto em pessoal como em equipamentos de combate, envolvendo veículos, barcos e até um helicóptero. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fecharam a primeira parte d desfile.
A Escola Municipal Polo Farol do Norte abriu a parte das apresentações compostas pelas instituições de ensino municipais, estaduais e particular do município. Foram elas: Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio; Colégio Franciscano São Miguel; Escola Estadual 2 de Setembro; Escola Municipal Marquês de Tamandaré; Escola Municipal Professor João Baptista e Escola Estadual Leme do Prado.
A mãe do pequeno Joaquim aproveitou a oportunidade para mostrar ao filho a importância em participar das comemorações da independência, "A última vez que eu desfilei ele estava na minha barriga e hoje com alegria trago ele para assistir ao desfile e ensinar o quanto é importante participar de atos como este", disse Ariele dos Santos.
Fonte: