26 JUN 2015
I Fórum dos Direitos da Pessoa Idosa debate temas relevantes para o campo do envelhecimento em Ladário

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o I Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, que foi realizado na sede do Lions Club da cidade, contou com a presença da Secretária de Assistente Social Jane Contu, da primeira dama e secretária de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Maria Saab Assad e Faria, da palestrante Viviane Kerlyn, bem como representantes da sociedade civil e do setor público.

Trazendo o tema "Protagonismo e Empedoramento da Pessoa Idosa- Por um Brasil de todas as idades", o encontro teve como intuito, debater  relevantes assuntos para o campo do envelhecimento, assim como avanços e desafios da Politica Nacional do Idoso, na perspectiva de sua efetivação.

"São propostas debatidas no qual as próprias pessoas idosas do nosso município estão participando. O encontro que é de suma importância, pois possibilita a discussão das políticas para garantir o direito da pessoa idosa. Outro ponto será a escolha do representante de Ladário para o Fórum estadual, onde estaremos levando um delegado que será eleito durante o Fórum", falou Jane Contu.

Além disso, o fórum também focou sensibilizar a sociedade brasileira para o contexto de envelhecimento da população, bem como mobilizar a população do município especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade, fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa da pessoa idosa.

Para a representante da pessoa idosa Maria Antônia de Souza, participar do evento, primeiramente foi um momento especial, "mostra para a sociedade que nós idosos, temos os nossos direitos garantidos por lei. E para nos ajudar, é necessário a ajuda dos jovens. Quando novos, contribuímos para que e hoje, eles possam desfrutar de muitas coisas em nossa cidade", lembrou.

Já a Maria Iane de Souza, afirmou que o fórum está despertando um problema que vem assustando a sociedade. "Querendo ou não, há sim, violência e preconceito. Mesmo assim, estamos aqui lutando pelos nossos direitos", reforçou.

De Bem com a Vida

Ainda conforme ela, o município se preocupa com atividades voltadas para o púbico idoso, "sempre quando realizam eventos culturais envolvendo dança e teatro, temos a chance de mostrar ainda mais o nosso valor",  disse se referindo ao Projeto de Bem com a Vida.

O projeto, ligado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Assistência Social, atende atualmente 69 idosos, entre 60 a 100 anos de idade.

Durante as atividades, todos podem participar de palestras, oficinas de artesanato, teatro, dança, exercícios físicos e até mesmo de apresentações em eventos realizados pelas secretarias.

Outra atividade com os idosos acontece por meio da Fundação de Esporte, com o projeto do Vôlei Adaptado, que reúne vovôs e vovós, duas vezes na semana, onde trinam e se preparam para competições a nível estadual como os jogos da Melhor Idade.

"Se não fosse o projeto, eu não sei o que seria da minha vida, pois fiquei viúva e me senti perdida. Aqui ganho mais vontade de levar a vida", finalizou Iane.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024