A Secretaria Municipal de Educação de Ladário informa e apoia a realização da primeira fase da ação “Bullying e Cyberbullying não é brincadeira, é crime”, ocorrida entre os dias 7 e 10 de julho de 2025. A iniciativa foi coordenada pela Prof.ª Dra. Angélica Biroli, do Curso de Direito do Campus do Pantanal (CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e teve como objetivo conscientizar alunos da rede pública municipal sobre os riscos e consequências do bullying e do cyberbullying.
Durante a ação, foram ministradas oito palestras em cinco instituições de ensino de Ladário:
Escola Municipal Professor João Baptista Francisco Mendes Sampaio
Escola Municipal Farol do Norte
Escola Municipal Marquês de Tamandaré
Escola Municipal Irmã Régula
Escola Municipal 17 de Março
Estudantes do curso de Direito do CPAN, que integram o projeto, levaram aos alunos informações fundamentais sobre a identificação, prevenção e combate ao bullying e ao cyberbullying, práticas que vêm crescendo em todo o país e afetando o ambiente escolar de forma preocupante.
O bullying, caracterizado por agressões físicas, verbais, psicológicas ou sociais, repetitivas e intencionais, pode provocar baixa autoestima, ansiedade, depressão, isolamento, distúrbios alimentares e transtornos emocionais severos. Já o cyberbullying amplia o alcance das agressões ao ambiente digital, muitas vezes envolvendo grupos de redes sociais escolares, o que potencializa os danos às vítimas.
A ação também abordou a Lei nº 14.811/2024, sancionada em janeiro deste ano, que incluiu os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal Brasileiro. A legislação estabelece medidas de proteção às crianças e adolescentes e considera hediondos crimes como sequestro e indução à automutilação, anteriormente previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A Secretária Municipal de Educação, Fernanda Borges, reforçou o compromisso da gestão com a segurança e o bem-estar dos alunos da rede pública municipal.
“A escola é um espaço de formação e acolhimento. Combater o bullying é essencial para garantir ambientes escolares seguros, respeitosos e saudáveis”, destacou.
A ação terá continuidade nos meses de agosto e setembro de 2025, com a realização de novas palestras em outras escolas da rede municipal, encerrando o ciclo de conscientização e formação preventiva em todas as unidades de ensino de Ladário.