Profissionais da educação participaram de uma oficina formativa voltada ao desenvolvimento de estratégias para estimular a linguagem oral de alunos com distúrbios de comunicação ou deficiências. A atividade foi realizada no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e teve como objetivo capacitar os educadores para aplicarem, no futuro, recursos e metodologias eficazes com seus estudantes.
A proposta da oficina foi apresentar ferramentas lúdicas e interativas que auxiliam no processo de aquisição da linguagem oral, como a bandinha musical, o Método das Boquinhas, músicas infantis e trava-línguas. Esses recursos são voltados para ampliar as possibilidades de expressão verbal, melhorar a articulação dos sons da fala e estimular a consciência fonológica.
Durante o encontro, os participantes puderam conhecer de forma prática como aplicar essas atividades de maneira adaptada às necessidades dos alunos, valorizando o aspecto lúdico como facilitador da aprendizagem e da inclusão.
A formação contribuiu para fortalecer uma educação inclusiva e significativa, oferecendo aos profissionais subsídios teóricos e práticos para que possam, em seus contextos escolares, promover o desenvolvimento da comunicação e da participação plena dos estudantes atendidos pelo AEE.
A expectativa é que, a partir dos conhecimentos adquiridos, os educadores possam implementar essas estratégias em sala, favorecendo a autonomia e o protagonismo dos alunos com necessidades específicas de linguagem.