Reconhecendo o papel essencial da escola como espaço educativo, formativo e protetivo, a campanha enfatiza a importância do ambiente escolar na promoção da conscientização e do empoderamento de crianças e adolescentes. A abordagem de temas como abuso e exploração sexual, respeito ao corpo, direitos humanos e cidadania fortalece a autonomia dos estudantes e contribui para a construção de uma cultura pautada pela proteção, respeito mútuo, escuta sensível e segurança na denúncia.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com outras pastas da administração pública, a campanha é desenvolvida por meio de atividades pedagógicas, rodas de conversa e ações intersetoriais. O objetivo é sensibilizar toda a comunidade escolar e sociedade sobre a importância da prevenção, do acolhimento e da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
A Prefeitura de Ladário, destaca que a proteção da infância e da adolescência é uma responsabilidade coletiva. “Proteger é um dever de todos”, reforça a campanha, que busca incentivar a denúncia de qualquer forma de violação de direitos, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para o pleno desenvolvimento das novas gerações.
Em casos de suspeita ou confirmação de abuso e exploração sexual, é fundamental que o munícipe ladarense realize a denúncia por meio do Disque 100, canal nacional, gratuito e sigiloso.
O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. O serviço garante o anonimato do denunciante e acolhe relatos de violações de direitos humanos, com ênfase na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
Ao perceber sinais de abuso, negligência ou exploração, a denúncia deve ser realizada imediatamente. A colaboração da sociedade é essencial para que os órgãos competentes possam agir de forma rápida e eficaz, garantindo a proteção e o acolhimento das vítimas.