A Prefeitura de Ladário por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o CRAS e CREAS realizou na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) um evento significativo voltado para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, como parte das atividades do Junho Prata.
O encontro buscou conscientizar a comunidade sobre os diversos tipos de violência que afetam os idosos e promover a implementação de políticas públicas para sua proteção.
Durante o evento, foram realizadas diversas atividades entre elas uma apresentação teatral, que mostrou os diferentes tipos de violência que os idosos podem sofrer, como violência física, psicológica, financeira, e negligência. A apresentação foi um dos pontos altos do evento, sensibilizando o público através da arte.
Tivemos também a apresentação musical que animou os presentes, proporcionando momentos de alegria e descontração aos idosos. Além de um delicioso café da manhã foi preparado especialmente para os idosos, criando um ambiente acolhedor e de confraternização.
O prefeito de Ladário, Iranil Soares, participou da abertura e destacou a relevância de tratar bem os mais velhos, afirmando.
"É fundamental respeitarmos e cuidarmos dos nossos idosos, reconhecendo todo o valor que eles têm para nossa sociedade. Precisamos garantir que eles vivam com dignidade e segurança."
A secretária de assistência social, Luciane Andreatta, também discursou sobre a importância da conscientização da comunidade quanto aos diversos tipos de violência que atingem os idosos e enfatizou a necessidade de políticas públicas eficazes para sua proteção.
"Conscientizar a população sobre a violência contra os idosos é um passo crucial para combatê-la. Precisamos implementar políticas públicas que garantam a segurança e o bem-estar dos nossos idosos, promovendo um ambiente onde possam viver sem medo".
Luana Oliveira, assistente social da Sociallis – Consultoria e Gestão de Projetos Sociais contratada pela Sanesul esteve presente e explicou sobre o ciclo do lixo quando ele é mal descartado, mostrando o prejuízo que eles causam no sistema de esgotamento sanitário.