26 MAR 2024
GOVERNO
Gestão de Ladário demonstra transparência e compromisso ao apresentar projeto de reajuste salarial aos servidores municipais
Na tarde desta terça-feira, 26 de março, o compromisso transparente e dedicado da gestão municipal de Ladário ficou evidente durante a reunião no Paço Municipal, onde o Prefeito Iranil Soares recebeu os diretores das Escolas Municipais. A presença da Secretária Municipal de Educação, Elizama Medina, e do Presidente do Conselho Municipal de Educação, Robson Correia de Barros, reforçou o comprometimento com a lisura e a valorização dos servidores.

No centro das discussões estava o PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR, que não apenas abordava a revisão geral anual dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas, mas também a indispensável adequação da tabela de vencimentos dos profissionais do magistério ao Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, demonstrando um compromisso inequívoco com a valorização do trabalho educacional.

De maneira ágil e responsável, ficou acordado o reajuste salarial para os servidores da área de ensino, bem como para todos os demais servidores do Poder Executivo Municipal. Este aumento, significativo, foi estabelecido em 7%, distribuídos de forma equitativa ao longo do ano: 4,5% a partir do mês de abril e os 2,5% restantes a partir do mês de novembro. Essa medida não apenas reflete a atenção da gestão para com seus colaboradores, mas também reforça o compromisso com a valorização e o reconhecimento do trabalho de todos os servidores municipais.

Durante a reunião, o Prefeito Iranil Soares ressaltou um ponto fundamental: "É importante notar que nosso compromisso não se limita apenas ao reajuste salarial, mas também em garantir que os profissionais da educação sejam remunerados de acordo com o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério." Nesse contexto, a Prefeitura Municipal de Ladário demonstrou seu comprometimento ao aprovar um índice de aumento salarial significativo. O índice aplicado pela administração municipal, de 7%, foi quase o dobro do estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Em 31 de janeiro, o MEC publicou, em edição extra do Diário Oficial da União, a Portaria n. 61/2024, que definiu o novo piso salarial dos professores da educação básica. O aumento previsto pelo governo federal foi de 3,62%, elevando o valor mínimo para R$ 4.580,57 em 2024. Essa distinção reflete o compromisso da gestão municipal em valorizar e reconhecer o trabalho dos profissionais da educação em Ladário.

Ao final da tarde, o projeto de lei foi devidamente encaminhado para apreciação na Câmara Municipal. Agora, a próxima etapa é a votação dos projetos de lei pelos vereadores. Este é um momento crucial no processo, onde se espera que a importância da valorização dos servidores municipais, especialmente os da área da educação, seja reconhecida e respaldada pelo poder legislativo local. O desfecho dessa votação será determinante para concretizar o compromisso da gestão municipal com a lisura, a transparência e a valorização dos colaboradores que tanto contribuem para o desenvolvimento de Ladário.