23 FEV 2024
INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS
Força-Tarefa: Ladário contra o Aedes Aegypti acontece neste sábado

A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos realizará uma força-tarefa de limpeza neste sábado, 24 de fevereiro, nos bairros Alta Floresta I e II, no Nova Aliança e no Potiguar.

A Força-Tarefa é iniciativa da Secretaria de Saúde, que frente ao atual cenário de arboviroses que o Brasil e o Estado de Mato Grosso do Sul estão vivendo, busca formas de combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti no município, que por 03 semanas consecutivas encontra-se na classificação de média incidência.

As áreas escolhidas para essa primeira Força-Tarefa foi baseada no LIRA que é uma ferramenta essencial do Ministério da Saúde, que oferece direcionamento crucial por meio de levantamentos entomológicos e seus indicadores. O índice aceitável para controlar a infestação por Aedes aegypti, e potenciais epidemias de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, é de até 1.0% de Índice Infestação Predial (IIP). No recente levantamento, Ladário registrou um IIP de 2,4%, indicando um status de alerta.

Conforme salientou a Secretária de Saúde, Josiane Braga, o combate ao mosquito é continuo: “O combate ao mosquito Aedes Aegypti é realizado durante o ano inteiro, porém, como realizamos monitoramento, quando há necessidade, a gente elabora ações para frear a proliferação do mosquito, que impacta diretamente a saúde pública, concretizado no aumento da procura por consultas médicas, exames laboratoriais e medicamentos. Portanto, para que a saúde municipal não sofra um aumento significativo de demanda, o poder público atua de forma preventiva, mas nunca sozinho, sendo imprescindível a cooperação e a colaboração de todos.”

O Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Damião Nicolau Galdino, destaca que a responsabilidade social do combate ao mosquito: “É importante ressaltar que o combate ao mosquito não é apenas uma responsabilidade da Prefeitura, mas sim um trabalho que deve ser realizado em conjunto com toda a população.”

Os esforços para combater o Aedes aegypti estão sendo intensificados pelas equipes de saúde, incluindo os Agentes de Endemias, que continuam suas visitas a residências, escolas, comércios e outros locais estratégicos. Contudo, mesmo com tais ações, observa-se uma presença significativa de depósitos com focos e larvas do mosquito em diversos ambientes.

Ainda conforme Josiane Braga, a ação é fruto do Plano Municipal de Contingência às Arboviroses e do Comitê de Acompanhamento Especial para Enfrentamento as Arboviroses e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – CAEEASRAG do Município. Além da cooperação entre as secretarias envolvidas, as ações de combate ao mosquito, conta com a parceria da Granel Química Ltda, que doou para as ações 10 mil sacos de lixos.

Nessa ação de cooperação e colaboração estarão envolvidas cerca de 100 colaboradores diretos e mais 04 caminhões e 01 pá carregadeira. Darão suporte às ações a Guarda Municipal de Ladário e a Agência Municipal de Trânsito.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde