14 DEZ 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Conselheiros Tutelares eleitos passam por capacitação para o mandato de 2024 - 2028
Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, os Conselheiros Tutelares eleitos nesse ano e seus suplentes passaram por uma capacitação para atuarem em seu mandato de 2024 - 2028, que aconteceu na Câmara de Municipal de Vereadores. O curso foi organizado pela Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.

O objetivo do encontro é nortear os futuros conselheiros tutelares quanto à base legal, aspectos sociais e a rotina diária da atividade que passarão a exercer. Nos três de capacitação, as palestra foram ministradas pela Psicóloga do Ministério Público Estadual, Suzete dos Santos Bezerra, pelo Investigador de Polícia Judiciária da Polícia Civil do Estado, José Alex da Silva Santos, pela Pedagoga Janes Contu, e pela Gerente de Proteção Social Especial do Município de Corumbá, a Assistente Social, Renata Papa de Almeida, além de outros profissionais do setor.

"A Lei Federal 8.742 de 7 de dezembro de 1993, a qual dispõe sobre a organização da Assistência Social, é que inicia o arcabouço legal da assistência. De outro vértice, é preciso entender que existem diversos formatos de família e arranjos familiares. É importante deixar os preconceitos e os formatos aos quais estamos acostumados para compreender os familiares em ótica mais ampla", explicou a Assistente Social Renata Papa, em sua palestra.

A posse dos Conselheiros Tutelares está prevista para acontecer no dia 10 de janeiro de 2024, em todas as cidades do Brasil.

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social