A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, no CRAS, uma comemoração ao dia da Consciência Negra com seus usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Durante a ação foram realizadas oficinas de turbantes com as crianças do SCFV, palestras e uma apresentação cultural.
“Hoje estamos realizando esse evento em comemoração a Consciência Negra com os nossos usuários do SCFV, principalmente com as nossas crianças para que elas possam entender o porquê certas situações acontecem e que elas não são culpadas”, explicou a Secretária de Assistência Social, Graciele Zório.
A psicóloga Jacqueline de Campos Rojas, palestrou primeiramente para as crianças e adolescentes do do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de uma maneira simples para que elas pudessem entender algumas situações que acontecem e depois foi feita uma fala com os pais e responsáveis dos mesmos.
“A Consciência Negra ou consciência humana, afinal todos somos seres humanos, mas quando a pessoa é discriminada é diferente. Quem aqui já não viu ou foi discriminada pela cor da pele. Por isso quero explicar a vocês porque certa situações acontecem, muitas pessoas tem preconceito ou pré-conceito que é quando você tem o pensamento sobre alguma coisa, então quando eu tenho o pré-conceito: eu desconheço, mas eu acho que sei das coisas. Porquê quando eu olho aquele rapaz negro vindo o que eu acho?”, explicou a psicóloga interagindo com os pais.
No mês de novembro, celebramos a Consciência Negra, uma data para relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão.
Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é uma referência à data da morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695. Considerado um dos maiores líderes negros do período escravagista, Zumbi dos Palmares liderou a luta pela libertação dos escravos e tornou-se referência na luta contra a discriminação racial.