10 OUT 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
PM/MS e Prefeitura de Ladário celebram Termo de Cooperação Mútua referente ao Programa "Mulher Segura"
Na manhã dessa terça-feira, 10 de outubro, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social, firmou com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, com a interveniência da Polícia Militar do Estado, Termo de Cooperação Mútua visando à manutenção do Programa "Mulher Segura". A assinatura ocorreu no Paço Municipal, situado na rua Corumbá, nº 500, no centro de Ladário.

No encontro, estiveram presentes o Prefeito de Ladário, Iranil Soares, a Secretária Municipal de Assistência Social, Graciele Zório, o Presidente da Câmara Municipal de Ladário, o Vereador Denilson Márcio da Silva e, representando a PM/MS, a Capitã Joyce Gonçalves, e o atual Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Corumbá, o Tenente-Coronel Carlos Magno da Silva.

O "Mulher Segura" tem por objetivo primordial promover a prevenção e o combate à violência contra a mulher em todo o Município de Ladário, para mulheres e adolescentes vítimas de violência doméstica. Para isso, serão usados métodos que priorizem a prevenção, o estímulo a denúncia, o empoderamento da mulher, além de atividades de fiscalização do cumprimento de medidas protetivas para dissuasão do agressor e do acolhimento e fortalecimento da vítima.

"Após a Polícia Militar realizar o atendimento técnico à mulher vitima de violência doméstica, ela será encaminhada para rede municipal de auxílio à vítima. Dessa forma, a Prefeitura de Ladário efetuará o atendimento social da mulher, o que é de suma importância na medida em que o Município dispõe de uma equipe com profissionais especializados para esse fim. O crime de violência doméstica contra mulher é muito sério porque desencadeia outros delitos, e por isso devemos combatê-lo com veemência para interrompermos esse ciclo de violência", esclareceu o Comandante da PM, Tenente-Coronel Carlos Magno.

"O Poder Legislativo entra com apoio ao programa com a cedência do espaço físico para realização da capacitação da rede de atendimento na terça-feira, 17 de outubro; isso inicialmente. Em um segundo momento, a Câmara de Vereadores está voltada ao combate da violência contra mulher com a formulação de propostas e projetos de lei para viabilizar de forma efetiva esse enfrentamento", destacou o Presidente da Câmara de Vereadores de Ladário, Denilson Márcio.

"O combate à violência doméstica contra a mulher é uma das bandeiras da nossa gestão e o presente termo de cooperação nasce como um meio de concretizar essa luta. Os profissionais distribuido em nossa rede de atendimento na assistência socail e na saúde estão preparados para acolher e dar todo suporte necessário às vitímas de violência, e com o apoio da força policial do Estado, esse suporte de torna mais eficaz", declarou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.

Na próxima terça-feira, 17 de outubro, a PM oferecerá aos profissionais da rede de atendimento social da Prefeitura de Ladário uma capacitação sobre o programa "Mulher Segura". Serão convidados a participar do treinamento profissionais dos demais setores da Administração, marcando, assim, a intersetorialidade do evento, que acontecerá na Câmara Municipal e se estenderá até o dia 20 de outubro.