06 OUT 2023
Crianças do CRAS visitam a Prefeitura de Ladário em alusão ao Outubro Rosa
Na manhã desta sexta-feira, 06 de outubro, crianças e jovens atendidas pelo CRAS - Centro de Referência da Assistência Social - no SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV, fizeram uma visita ao Prefeito de Ladário, Iranil Soares, e aos demais servidores da prefeitura, localizada na rua Corumbá, nº 500, no centro de Ladário. A visita foi conduzida pela Secretária Municipal de Assistência Social, Graciele Zório, e sua equipe de profissionais do CRAS.

O SCFV oferecido pelo CRAS realiza encontros às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã e no período da tarde, nos quais são atendidos jovens de 6 a 14 anos de idade. Nos encontros são realizadas oficinas, rodas de conversa com temas atuais tratados na sociedade. No plano de trabalho do grupo, ainda são oferecidas atividades desportivas e dança aos participantes.

Segundo informações do site do Ministério da Saúde (https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama-2/), o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A equipe do CRAS esteve presente na ação com o Técnico de Referência do SCFV e Assistente Social, Fabio Patriota; a Educadora Social, Karen Soares; e a Estagiária de Pedagogia, Karolina. "Em consonância com a proposta do SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, buscamos transmitir a importância dessa data aos menores para que se conscientizem e propaguem sua relevância em seu meio social. Nossa intenção e suscitar valores aos jovens para não perdê-los para as ruas, as drogas e a prostituição", ressaltou a Secretária Municipal de Assistência Social, Graciele Zório.

"As crianças e adolescentes que chegam até nós por meio de nossa rede apoio possuem necessidades de várias ordens. Por meio de programas e serviços como SCFV conseguimos proporcionar o mínimo de suporte a esse público carente e vulnerável de modo que esse auxílio possa repercutir positivamente em seus lares", esclareceu o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.

Na oportunidade, o grupo foi de sala em sala do Paço Municipal distribuindo bombons e o tradicional laço cor de rosa aos presentes, e a jovem Emanuelly Arruda Ribera Chaves fez esclarecimentos importantes sobre o Outubro Rosa.

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social