19 SET 2023
Ações da Atenção Básica são realizadas no mês de setembro em Ladário
A Prefeitura de Ladário por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a equipe da Atenção Básica, está realizando diversas atividades com múltiplos temas para falar sobre a prevenção de saúde, levar informação e esclarecer dúvidas.

Visando a facilitação do planejamento e a organização da agenda de trabalho dos profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde de Ladário definiu temas centrais para serem trabalhados mês a mês.

No mês de setembro, o Ministério da Saúde preconiza variadas temáticas, alinhadas as já desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde. Nessa ótica, os profissionais do município de Ladário trabalharão focados nas seguintes: Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio; Mês Mundial do Alzheimer; Promoção à saúde do adolescente e do jovem.

“É importante enfatizar que todos estes temas já são trabalhados pelas nossas equipes ao longo do ano mas, o calendário visa organizar e intensificar a abordagem de alguns assuntos em determinados momentos estratégicos. Todas as nossas equipes têm se empenhado e com criatividade, realizado diferentes ações e isso é muito importante para que estas informações cheguem a toda a população”, disse Josiane Braga, Secretária Municipal de Saúde de Ladário.

Estas ações são essenciais para fortalecer a atenção básica como porta de entrada do SUS – Sistema Único de Saúde. Quanto mais a população conhecer e utilizar as unidades básicas, melhor é para ela mesma e para o sistema, porque desafoga outros serviços, que são mais voltados para casos de urgência e emergência que a atenção básica não atende.

As ações começam nesta terça-feira, na Unidade Érico Vale II, às 14h, uma ação do setembro amarelo, com o tema: “A vida é a melhor escolha” e o responsável é o técnico Wilson Carvalho.

Segue o Calendário de Ações:

Data: 21/09/2023

Onde: ESF João Fernandes
Hora: 07h30
Tema: Prevenção ao suicídio
Palestrante: Genise Assad – Equipe Psicossocial.

Data: 22/09/2023

Onde: Romeu Albaneze
Temática: Setembro Amarelo
Tema: Prevenção ao suicidio.
Palestrante: Genise Assad – Equipe Psicossocial.

Onde: E. M. Marques de Tamandaré
Temática: Setembro Amarelo
Tema: Prevenção ao suicidio.
Responsável: ESF  Maria Francisca
Palestrante: Evanilza Matheus de Oliveira – psicóloga.

Onde: AAPPIL
Hora: 14h às 16h30
Temática: Alzheimer
Tema: Combate ao Alzheimer
Tecnico responsável: Luiz Guilherme – UBS Joaquim

Onde: Érico Valle II
Temática: Ação do Dia Nacional da Saúde do Adolescente / Jovem
Tema: Seja você mesmo, mas não sempre o mesmo
Tecnico responsável: Agentes Eomunitários de Saúde

Data: 27/09/2023

Onde: ESF  Érico Valle I
Tema: Prevenção ao suicídio
Palestrante: Genise Assad – Equipe Esicossocial.

Onde: ESF  João Fernandes
Temática: Alzheimer
Tema: Combate ao Alzheimer.
Palestrante: Dr. Hugo.

Data: 29/09/2023

Onde: UBS Joaquim e Região
Temática: Setembro Amarelo
Tema: Caminhada de combate ao suicídio.
Tecnico responsável: Luiz Guilherme – UBS Joaquim

Onde: UBS Centro
Temática: Setembro Amarelo
Tema: Combate ao Suicídio.
Palestrante: Genise Assad – equipe psicossocial.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde