05 SET 2023
POLÍTICAS SOCIAIS E CIDADANIA
Semana da Pátria tem pauta religiosa
Foto Noticia Principal Grande
Representantes religiosos e o Secretário Municipal de Administração Luciano Jara no palco principal
Na segunda-feira, 04 de setembro, encontros religiosos abrem a semana em continuidade as comemorações da 'Semana da Pátria'. Grupo espírita realiza apresentação no palco montado na av. 14 de Março c/ a rua Riachuelo, no centro de Ladário, e as religiões de matrizes Afro-Brasileiras executaram a caminhada 'Encruzilhada da Fé', dando abertura a Jornada de Fé Afro-Brasileira na av. 14 de Março, da altura da rua Rui Barbosa até o palco principal, montado na citada avenida. O Evento foi realizado pela Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e organizado pela AMORAFRO - Associação Municipal de Organizações Religiosas Afro de Ladário. Participaram do evento o Secretário Municipal de Administração, Luciano Jara; a Secretária Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Graciele Zório; e o Diretor Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lucas Navarro; o Presidente da AMORAFRO, Ubiratan Correia Pinto, juntamente com a Secretária da instituição, Josiane Fátima de Souza.

O grupo espírita 'Amor e Arte', efetuou um jogral sobre a vida de Vicente de Paulo, considerado o 'pai dos pobres', no qual foram lidos trechos e falas que contavam quem foi o personagem. Também foi feita no palco uma palestra por Waldomir Aparecido de Carvalho, integrante do Centro Espiríta Vicente de Paulo, com o tema 'o que é espiritismo'.

Na sequência o primeiro encontro Jornada de Fé Afro-Brasileira reuniu seguidores na av. 14 de Março, entre as ruas Corumbá e Rui Barbosa, para iniciar a caminhada 'Encruzilhadas da Fé', guiados pelo som de suas cançoes típicas entoadas por músicos posicionados no trio elétrico Águia de Fogo.

"Nós que seguimos as religiões de matrizes africanas temos que nos unir, e essa caminhada proporciona isso. Precisamos mudar a imagem da religião perante a sociedade", esclareceu o senhor Marinho, conhecido no Candomblé como 'Obaci', ele é o filho de santo mais velho de pai Nivaldo, do Palácio de Oxum.

"Nós do Candomblé, da Umbanda, somos todos irmãos de fé. Temos que ter o direito de praticar nossa religião, e fazer cessar a discriminação das pessoas para conosco. Para isso, devemos nos unir e quebrar esse tabu que nossas relgiões enfrentam", comentou Enivaldo Sampaio, da Tenda de Umbanda do Cacique Guarais, Arcanjo São Miguel.

"Esse primeiro encontro das religiões de matrizes africanas é um Marco para nossa cidade. Agradeço a presença de vocês que saíram de suas casas nessa noie, após um dia inteiro de trabalho, e vieram para as ruas manifestar e mostrar a força de sua fé", elucidou o Diretor Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lucas Navarro.

No palco principal montado na av. 14 de Março com a rua Riachuelo, representantes religiosos receberam uma homenagem do Secretário Municipal de Administração, Luciano Jara. "A importância desse encontro reside no estabelecimento e na manutenção da diversidade religiosa, que deve gerar mais respeito ao ser humano", afirmou Luciano.

"A atual Administração Municipal não mede esforços para possibilitar a representatividade e acabar com a intolerância religiosa", complementou a Scretária Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Graciele Zório. Em prosseguimento, a festa ficou por conta do grupo de samba Sinhaê, que animou os presentes.