28 AGO 2023
SAÚDE
Agosto Dourado: Ação sobre o aleitamento materno foi realizado nesta sexta-feira
 A Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nessa sexta feira, 25 de Agosto, em alusão ao mês do “Agosto Dourado”. A Unidade Básica de Saúde Dr. João Fernandes realizou na creche Padre Ernesto Sassida, uma manhã diferenciada para as mamães e colaboradoras. Foi ministrada palestra com vários temas para a saúde da criança e da mamãe, focando o tema leite materno.

Agosto Dourado é o mês voltado às ações de estímulo ao aleitamento materno e a promoção de informações sobre a importância da amamentação e foi instituído pela Lei Federal nº 13.345, de 12 de abril de 2017. O leite materno é considerado o melhor alimento que um bebê pode ter e a amamentação traz benefícios à saúde não só para a criança, mas também para as mães.

O leite da mãe protege o bebê de inúmeras doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

“É na amamentação que os bebês recebem os anticorpos da mãe e protege contra diversas doenças, é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes e bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração, sem falar nos vínculos afetivos promovidos entre a mamãe e o bebê”, explicou a Secretária de Saúde, Josiane Braga.

“No decorrer deste mês que se finda, houve uma mobilização intensa de nossas equipes nas Unidades Básicas de Saúde para resgatar a cultura da amamentação, uma simples ação que pode salvar a vida de nossas crianças. Diante desse contexto, precisamos entender também que o aleitamento materno beneficia as mamães, reduz a incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio, protege contra doenças cardiovasculares e também contra a osteoporose”, finalizou Josiane”.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde