23 AGO 2023
Saúde faz alerta sobre surto de Coqueluche na Bolívia
A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Epidemiologia e de Imunização, e mediante Nota Técnica nº.50/2023 – CGVDI/DPNI/SVSA/MS Alerta sobre surto de coqueluche na Bolívia.

A Coordenação-Geral da Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (CGVDI) informou sobre um surto de coqueluche na Bolívia com maior concentração de casos na cidade de Santa Cruz de La Sierra, do Departamento de Santa Cruz.

COQUELUCHE - A coqueluche é uma infecção contagiosa que afeta as vias respiratórias que levam o ar até os pulmões. Ela é causada por uma bactéria, a bordetella pertussis, e também é chamada de “tosse convulsa”, porque um dos principais sintomas de quem a possui é que a tosse sai com um som diferente, similar a um assobio.

A coqueluche em bebês é muito comum, e a doença é altamente contagiosa, sendo que um indivíduo pode passá-la para o outro com muita facilidade. Para impedir que crianças desenvolvam a doença, é preciso garantir que a vacina da coqueluche seja dada aos pacientes ainda nos dois primeiros anos de vida.

Adultos também podem desenvolver a doença, sendo que idosos e crianças fazem parte do grupo de risco, que pode acabar por desenvolver complicações pulmonares por conta da coqueluche, como a pneumonia e a parada respiratória. A coqueluche representa importante problema de saúde pública por ainda ser causa de morbimortalidade infantil, mesmo com disponibilidade de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Quais são os sintomas de coqueluche?

A coqueluche é uma doença que dura várias semanas e que é dividida em 2 fases, com sintomas que são progressivos até que eles passam a diminuir, aos poucos, e o paciente se recupera.
Na fase inicial da doença, chamada de estágio catarral, os sintomas podem ser bastante similares com o da gripe.

Entre os principais sintomas de coqueluche, podemos destacar:
– Tosse com silvo, que acontece em acessos e de forma continuada;
– Os acessos de tosse, que podem fazer com que o paciente não consiga respirar entre uma tosse e outra;
– Quando o paciente tenta respirar fundo, pode guinchar ou emitir sons que denotam dificuldade;
– Coriza;
– Febre;
– Mal-estar;
– Falta de ar;
– Cansaço extremo;
– Vômitos pelo esforço durante os acessos de tosse e;
– Lábios e extremidades azuladas por causa da falta de ar.

Falta de vacinação adequada em crianças:

As crianças não são totalmente imunes à coqueluche até que tenham recebido as três doses necessárias da vacina pentavalente (aquela que previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae B).

Prevenção:

A melhor prevenção da coqueluche é feita através da vacinação. No Brasil, há duas vacinas que evitam o contágio da doença e que são oferecidas gratuitamente em postos de saúde por todo o país, são elas:

- Vacina pentavalente: dada em três doses diferentes e, além da coqueluche, previne contra a difteria, tétano, hepatite B e Haemophilus influenzae B, sendo a primeira dose aos dois meses de vida do bebê, a segunda dose aos quatro meses e a terceira dose aos seis meses

- Vacina tríplice bacteriana: dada em duas doses de reforço e previne contra difteria, tétano e coqueluche, sendo o primeiro reforço aos quinze meses de vida da criança e o segundo reforço aos quatro anos de idade da criança.

Principal fator de risco para coqueluche são relacionados com a vacinação:

A  melhor forma de prevenção da doença é a vacinação, que é oferecida no SUS ainda nos primeiros meses de vida. São três doses: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de idade. Depois, uma dose de reforço aos 15 meses e um segundo reforço aos 4 anos. A vacina é a chamada tríplice bacteriana, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. Gestantes também devem receber a vacina a partir da 20ª semana de gestação para proteger o bebê, já que o nível de anticorpos que elas produzem é tão alto que eles são transferidos para o feto, evitando que ele adoeça de forma grave até completar o seu esquema vacinal, aos 6 meses de vida.

A Secretaria Municipal de Saúde, intensifica o chamamento aos pais ou responsáveis para que levem seus filhos para receberem a dose da vacina na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

“Devemos vacinar as crianças, prevenir contra doenças e dar oportunidade para cresçam sadias. Os dados e registros da queda de casos de muitas doenças só mostram e confirmam a importância da vacinação e como ela previne a doença e suas complicações. Vacine contra a coqueluche, faça esse ato de amor e garanta imunidade à sua criança”, alertou a Secretária Municipal de Saúde, Josiane Braga.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde