22 AGO 2023
22 de Agosto é o Dia do Folclore no Brasil
O dia 22 de agosto é o dia do Folclore no Brasil. Conforme informações retiradas do site do Senado Federal (https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/08/18/22-de-agosto-e-o-dia-do-folclore) a data foi instituída em 1965 e tem por objetivo relembrar e valorizar aspectos da cultura brasileira. É o caso das lendas como a do Saci, da Mula-sem-cabeça, e do Caipora.

Folclore é o conjunto de elementos culturais de um país. A palavra foi usada pela primeira vez em 1846, no dia 22 de agosto. Em 1965, foi sancionada a lei que oficializou a data como dia do Folclore no Brasil. E poucas pessoas pesquisaram tanto sobre a cultura brasileira quanto Luís da Câmara Cascudo, pesquisador falecido em 1986. Ele foi um dos responsáveis, por exemplo, pela divulgação da lenda do Caipora.

Em alusão a data, Unidades Educacionais da Rede Municipal de Educação - REME - de Ladário realizaram apresentações e brincadeiras. No Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI - Neusa Assad Malta, situada na rua Tamandaré, nº 452, no centro de Ladário, houve apresentações e muita diversão, tudo bem caracterizado com as roupas das figuras folclóricas nacionais.

"Ensaimos desde o início do mês com as crianças, e elas gostam bastante. A apresentação faz parte de um projeto da Secretaria de Educação que busca difundir o folclore na Rede Municipal de Educação por meio da música, brincadeiras, cantigas e jogos, tudo trabalhado dentro e fora da sala de aula", esclareceu a Diretora do CEMEI Neusa Assad Malta, Letícia Rocha Santos Martins.

"É importante destacar a necessidade das crianças frequentarem a escola desde cedo, pois é na educação infantil que elas aprendem e colocam em prática regras básicas de convivência, respeito pelo outro, ganham confiança e independência para delinear seu caminho nas demais fases escolares durante a adolescência, e mesmo na vida adulta", complementou ainda a Diretora Letícia.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação