07 AGO 2023
POLÍTICAS SOCIAIS E CIDADANIA
Agosto Lilás: Curso de Capacitação para Equipe Multidisciplinar de Ladário acontece na Câmara
Na manhã dessa segunda-feira, 07 de agosto, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu um Curso de Capacitação para Equipe Multidisciplinar, em alusão ao Agosto Lilás de combate à violência contra a mulher. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.

O objetivo do curso foi de atualizar o conhecimento dos servidores municipais que atendem as mulheres vítimas de violência nos diversos canais institucionais da Administração Pública quanto aos direitos e a legislação aplicável. O encontro teve como palestrante a Professora do Curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do Campus Pantanal, Dra. Maria Angélica Biroli.

"O Direito é a última ratio, a última alternativa que o Estado dispõe para essas vítimas. Nós temos que evitar que essa situação evolua e chegue até o Direito Penal. Vocês do CRAS, do CREAS, enfim, toda rede de assistência às vítimas deve trabalhar de forma multidisciplinar, inclusiva, com o apoio também dos homens porque essa luta de combate à violência à mulher é de toda a sociedade", explanou a Professora Maria Angélica.

"Nós devemos sim interceder quando tivermos conhecimento que alguma mulher esteja sofrendo algum tipo de violência por meio de um dos canais disponíveis, como o telefone 180, o CREAS aqui de Ladário que possui uma equipe composta por assistente social, psicóloga, profissionais preparados para essas demandas. O Agosto Lilás tem uma representatividade muito forte, mas temos que trabalhar todos os meses do ano no combate à violência contra a mulher e o feminicídio", declarou a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Graciele Zório.

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania