14 JUL 2023
Projeto "Saúde dos Olhos" realiza 3ª entrega de óculos a população ladarense
 A Prefeitura de Ladário por meio da Secretaria de Saúde realizou na tarde desta quinta-feira, 13 de julho, na Policlínica de Ladário, a entrega da nova remessa dos óculos com lentes corretivas. Nesta terceira etapa foram ofertados vinte e nove unidades, e ao todo já foram entregues mais de 150 unidades neste primeiro semestre de 2023.

Para ser contemplado a essa oferta da saúde, o paciente residente no município deve primeiramente ser assistido na Unidade Básica de Saúde de sua respectiva área, passar por atendimento da equipe local, em seguida o médico da Unidade fará um encaminhamento quando necessário do atendimento oftalmológico, com esse pedido o munícipe deve se dirigir até a regulação e fazer seu agendamento com o oftalmologista credenciado e havendo a necessidade ao uso do óculos, e já com a receita o paciente deve procurar a Regulação, que dará providências a confecção do óculos, com a ótica vencedora da licitação da saúde.

A professora, Penha Maria de Souza, moradora há mais de 30 anos em Ladário, nunca tinha visto antes um projeto como esse e ficou muito surpresa quando foi contemplada com o óculos.

"Essa é a primeira vez que participo do projeto, antes não precisava usar óculos, mas com a idade e o tempo acabei precisando. Procurei me informar como participar desse projeto e até me assustei quando me disseram que eu seria contemplada. É tudo muito simples e rápido, aconselho quem precisa procurar a saúde para fazer parte desse projeto".

Para a Secretária de Saúde, Josiane Braga, o projeto 'Saúde dos Olhos' está cada vez mais intensificando suas atividades para que todos que precisam sejam atendidos. Mas temos uma preocupação maior em relação as crianças e adolescentes. Pedimos aos pais e aos responsáveis que se atentem as necessidades visuais de seus filhos, percebendo qualquer dificuldade visual, pedimos que procurem nossas Unidades em busca do atendimento de um oftalmologista. A saúde dos olhos requer não só cuidados de controle e tratamento de problemas oculares quando eles aparecem, mas também de prevenção de futuras condições que afetam negativamente o seu bem-estar."

Luciano Jara, Secretário de Administração, lembrou que pela quantidade da população que Ladário tem, "tínhamos a obrigação legal de oferecer apenas atenção básica, mas hoje trabalhamos com várias especialidades entre elas oftalmologista e graças a isso conseguimos fazer essas entregas".

O Prefeito Iranil Soares, faz questão de lembrar que não existe diferença entre os serviços prestados pelo sistema público e particular.
 "Gosto de dizer que temos um atendimento com qualidade de um consultório particular, só que no sistema público. E com isso nós temos que manter a qualidade também nos óculos e vamos continuar com esse projeto, pois ele tem beneficiados bastantes pessoas", explicou Iranil.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde