Ladário passará a ser o 35º município de Mato Grosso do Sul a implantar a auriculoterapia, procedimento que faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS. A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passa a disponibilizar o serviço da rede municipal de saúde a partir do início do mês de junho.
As sessões acontecerão via atendimento clínico nutricional, pela Nutricionista e Auriculoterapeuta Sarah Cordeiro, e serão realizadas como parte da assistência dietoterápica e da educação nutricional, aos usuários sadios ou enfermos, atendidos na Policlínica de Ladário. A auriculoterapia é recurso terapêutico, e faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), utilizado no SUS, pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
Auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, local onde há terminações nervosas correspondentes a determinados órgãos do corpo, segundo informações constantes no site do Ministério da Saúde
https://aps.saude.gov.br/noticia/2404.
Um dos procedimentos utilizados consiste na aplicação de sementes de mostarda na parte externa do pavilhão auricular; importante no tratamento de algumas doenças, dores crônicas, problemas gastrointestinais, além de muitas outras vantagens. Trata-se de uma prática transversal às ações do SUS e pode beneficiar os usuários da rede, prioritariamente na atenção básica e de média complexidade, com grande potencial de atuação e resultados.
“Os usuários, no atendimento clínico nutricional, poderão ter a indicação ou não para o tratamento, de acordo com a sua queixa em saúde, identificada na anamnese. O tratamento com a auriculaterapia tem a duração de 4 a até 8 sessões, sendo 1 vez na semana, e cada sessão com duração média de 15 a 20 minutos”, informou a nutricionista Sarah Cordeiro.
“Para nossos usuários do SUS será de grande valia mais essa opção para diversos tratamentos que serão disponibilizados a partir de junho em nossa rede, através dos nossos atendimentos clínicos nutricionais. Reforçamos que para o atendimento clínico nutricional, é necessário o agendamento na Policlínica de Ladário, com o cartão do SUS e encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde referenciada” concluiu a Secretária Municipal de Saúde, Josiane Braga.