11 MAI 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Projeto de educação ambiental sobre o descarte correto do lixo acontece em cinco escolas
 A Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o curso de Ciências Biológicas da UFMS está realizando um programa de educação ambiental nas escolas cujo o tema é: "Eu cuido do meu lixo, e você?"

Nesta manhã de quinta-feira, 11 de abril, foi a vez da Escola Estadual Leme do Prado, receber o projeto de educação ambiental, e os alunos do 6º ano foram os que participaram das atividades.
 Segundo o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Urt, esse programa acontece desde o segundo semestre de 2022 onde foi ensinado as crianças sobre a coleta seletiva e as diferenças entre os resíduos sólidos e orgânicos.

"Ano passado esse projeto foi aplicado em quatro escolas: duas municipais e duas estaduais. Esse ano estamos aplicando esse trabalho em cinco escolas, sendo um estadual e quatro municipais, mas pretendemos ampliar para as associações de bairros, para as comunidades da Apa-Baía Negra e para o assentamento 72."  explicou Urt.
 Ainda segundo o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente esse trabalho está sendo realizado a princípio na parte urbana para educar as pessoas que aqui residem, "porque as pessoas não tem um cuidado e nem um controle de descarte de resíduos solídos dentro da cidade, por isso trabalhamos essa questão dentro das escolas para que possamos conscientizar as crianças e os jovens e assim eles possam replicar para a sua família. Muitas vezes quando as pessoas olham duas lixeiras de cores diferentes, não sabe como devem usar".

Este ano o projeto resolveu trabalhar o descarte correto do lixo, uma vez que o município implantou lixeiras pela cidade no sistema de resíduos secos e úmidos.
 No período da tarde será a vez dos anos do nível I e II da Escola Municipal Professor João Baptista receber o projeto. No dia 13 de maio, na mesma escola, no período da manhã com os alunos do do nível I e II.
 Já no dia 17 e 18 de maio, ele vai para a Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio e atende os alunos do 6° e do 9° ano pela manhã.
Fonte: Fundação de Meio Ambiente