08 MAR 2023
SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará uma série de atividades voltadas para o público feminino em março, para comemorar o mês dedicado às mulheres e prevenção
 Em celebração ao mês da mulher, a Prefeitura Municipal de Ladário, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, durante o mês de março, ações voltadas à saúde para as usuárias das Unidades de Estratégias de Saúde da Família, da Policlínica e Unidade de Pronto Atendimento do município.

É importante salientar que, as ações de saúde da mulher são realizadas durante o decorrer do ano, porém, com objetivo de dar maior ênfase e chamar atenção da população para o cuidado e prevenção, a Secretaria desenvolverá um calendário de ações transversais, de forma a atingir o maior número possível de mulheres.

De acordo com o ultimo censo demográfico divulgado pelo IBGE/2001, o município de Ladário, possui em torno 20 mil habitantes. Desse total, 49% da população ladarense é mulher, e cerca estimasse que desse percentual feminino, 65% encontra-se na faixa de 10 a 49 anos de idade, a qual pode atribuir à idade fértil. E exames de mamografias de rastreamento destinadas a mulheres assintomáticas na faixa etária compreendida entre 40 a 69 anos de idade.

Município de Ladário/MS

Unidades Institucionais participantes:
  • UNIDADE BASICA DE SAÚDE ERICO VALLE LOAIZA I e II
Endereço: Rua 17 de Março – Bairro SEAC.
  • UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRO
Endereço: Rua Conde de Azambuja – Bairro Centro.
  • UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ROMEU ALBANEZE
Endereço: Rua Cmte. Souza Lôbo, 1234 – Bairro Centro.
  • UNIDADE BASICA DE SAÚDE JOAQUIM DA COSTA
Endereço: Rua Nícola Scafa, 1240 - St. 5 – Bairro Almirante Tamandaré.
  • UNIDADE BASICA DE SAÚDE MARIA FRANCISCA RAMONA DA CRUZ
Endereço: Rua João Lisboa de Macedo – Bairro Nova Aliança.
  • UNIDADE BASICA DE SAÚDE DR. JOÃO FERNANDES
Endereço: Rua Riachuelo - St. 7 – Bairro Alta Floresta.
  • POLICLÍNICA E PRONTO ATENDIMENTO
Endereço: Rua Cmte. Souza Lôbo, 1197 – Bairro Centro.

PÚBLICO-ALVO:

Conforme dados do IBGE, o município conta com uma população feminina de aproximadamente 10 mil mulheres, desse total, 65% encontram-se na faixa etária de 10 a 49 anos, a qual é atribuída a idade fértil. E Exames de mamografias de rastreamento destinadas a mulheres assintomáticas na faixa etária compreendida entre 40 a 69 anos de idade.

As ações e atividades a serem desenvolvidas no mês de março de 2023 têm como objetivo a difusão e universalização de medidas preventivas e de atenção à saúde da mulher.

Como resultado, espera-se melhorar o índice municipal de indicadores nº 04 e nº 07 do PROGRAMA PREVINE BRASIL.

Para obtenção dos resultados esperados, faz-se necessário que as ações sejam oferecidas de caráter sistemático nas Unidades Institucionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Dessa forma, desenvolveremos metodologia de organização interna das ações e metodologia de prática das ações, as quais serão oferecidas para as usuárias da saúde.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
INÍCIO DAS ATIVIDADES: 08/03/2023.
TÉRMINO DAS ATIVIDADES: 31/03/2023
Com a Carreta do Hospital do Amor para realização de mamografias e preventivos.

MULHER Prevenida cuida da sua FAMÍLIA!
DATA ATIVIDADE RESPONSÁVEL ATIVIDADES
08/03/2023 Palestra equipe multiprofissional Policlínica Palestra
09/03/2023
Das 18:00 as 22:00 h
Coleta de Preventivo, orientação e testes rápidos Policlínica
Enfermeira Simone

Coleta de Preventivo e testagens rápida
09/03/2023
07:00 as 21:00 h
Vacinação: MULHER Prevenida cuida da sua FAMÍLIA! Enfermeira Débora

11/03/2023
DAS 08:00 as 12:00

Mulheres em ação: Consulta, Ultrassonografia e Inserção de DIU Unidades Básicas de Saúde e Policlínica Atendimento médico Nelson Fuzeta

18/03/2023 Coleta de Preventivo, Testes Rápido,   Vacinação nas Unidades de Saúde da Família Unidades Básicas de Saúde Dia D - MULHER Prevenida cuida da sua FAMÍLIA!
31/03/2023 08:00 h Caminhada Lilás – frente da Marinha x Coreto População geral Caminhada
28,29 e 30/03/2023 Carreta do Hospital do Amor
Mamografias

Policlínica Das 7:30 as 11:00 / 13:30 as 17:00