27 SET 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Prefeitura de Ladário e PRF firmam parceria para registro de acidentes rodoviários
Na primeira quinzena de setembro, foi assinado acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Ladário e a Polícia Rodiviária Federal - PRF - para registro de acidentes de trânsito em rodovia federal e nas vias urbanas do município. Agentes da PRF acompanhdos por Rosalina Barcellos, Diretora da Agência Municipal de Trânsito de Ladário; estiveram na sede da prefeitura, situada na rua Corumbá, nº 500, no centro de Ladário, para esclarecer o funcionamento do sistema.
A parceria possibilita que o condutor faça a DAT - Declaração de Acidente de Trânsito - pelo computador ou celular. O DAT é Registro feito via internet pelos próprios usuários envolvidos, direta ou indiretamente, em acidentes de trânsito em rodovia federal, não atendidos presencialmente pela PRF. Somente o condutor envolvido no acidente pode realizar a DAT, e são necessários o documento de habilitação (CNH) e certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV).
É possivel registrar o acidente desde que este não se enquadre como relevante, pois necessitam da presença dos policiais para serem registrados.São relevantes os acidentes que resultam em lesões pessoas; envolvem servidores da PRF; causam danos a bens públicos ou ao meio ambiente; envolvam condutor inabilitado; possuam vazamento ou derramamento de produto perigoso; ocorrência de incêndio; entre outras situações.
"Com essa parceria Ladário dá um importante passo em direção à segurança no trânsito. Além da Declaração de Acidente, é possível também ao condutor registrar por meio do sistema o Boletim de Acidente de Trânsito nos casos em que não não vítimas", explica Rosalina Barcellos, Diretora da AGEMTRAT.
Os condutores podem realizar o DAT pelo link https://dat.ladario.ms.gov.br
Fonte: Agência Municipal de Trânsito de Ladário