21 JUN 2021
Secretaria Municipal de Educação realiza formação para professores, coordenadores e diretores da REME

- REPRODUÇÃO SMEL

Professores, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos da Secretaria de Educação estão participando desde o dia 1º de junho, da Formação “Ferramentas para auxiliar na elaboração das Atividades Pedagógicas Complementares – APC´s e o ambiente Portal do Professor”. A proposta desta formação vem de encontro ao momento em que as aulas presenciais nas Unidades Escolares estão temporariamente suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus, onde o contato entre professor e aluno está sendo realizado de forma remota, com os alunos realizando suas atividades por meio de cadernos de atividades, divididos por etapas de entregas e devolutivas na instituição escolar. Diante desta metodologia, a formação propôs auxiliar os professores na elaboração dos cadernos de atividades entregues aos alunos, o que inclui parâmetros como estética, padronização para toda a rede e uma boa visualização do material do caderno. Além do trabalho de estética com os cadernos, a proposta contempla jogos educativos online, trabalho com vídeos do youtube e edição e reedição de vídeos, para que os mesmos possam elaborar também, bem como criarem canais na plataforma youtube para publicarem suas aulas, para que sejam compartilhadas com os alunos. Com os aplicativos, a proposta também se estende ao trabalho com o google drive, que abrangerá criação de pastas compartilháveis, minimizando o deslocamento até a Unidade Escolar, onde os professores poderão compartilhar suas atividades elaboradas com o coordenador pedagógico, e o mesmo, analisa e aprova as atividades sem postadas na plataforma de atividades remotas da REME de Ladário. A segunda parte compreende a parte específica, com o trabalho dentro do Portal do Professor, contemplando o planejamento, registros de atividades diárias, diários de classe, inserção de notas e fichas avaliativas, tudo que abrange os registros pedagógicos.

A formação terá a carga horária de 80 h/a, ministrada pelo Técnico da Secretaria de Educação, Genival da Cunha de Paula Júnior, o qual tem especialização dentro da área de Mídias na Educação, sendo toda formação realizada dentro da plataforma Google Classroom, contando com apostilas, vídeos e atividades de revisão. O curso tem a duração de 1 mês, sendo totalmente online, e flexível, para que os participantes organizem seu tempo, para realizarem suas atividades na sala de aula virtual. A formação é coordenada pelo Núcleo de Formação e Avaliação da Secretaria Municipal de Educação.

No próximo dia 19 de junho, ocorrerá a segunda formação continuada da REME de Ladário, com a temática “Possibilidades de trabalho colaborativo no Google Apps” e a temática estará integrada à esta formação, para que tudo se converta para um trabalho visando qualidade para o aprendizado dos alunos da REME, hoje com 3585 alunos matriculados.

Segundo a Secretária de Educação, Elizama Medina Ávila, a formação continuada visa cada vez mais oferecer suporte aos professores, coordenadores e diretores da REME, onde foi demonstrada a estética para a elaboração das atividades a serem entregues para os alunos, bem como as temáticas atuais que estão sendo utilizadas em grande escala, com o uso de tecnologias e o próprio Portal do Professor.

Fonte: REPRODUÇÃO SMEL